skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
USP Intelectual Production
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
USP Intelectual Production
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Corpos negros e seus saberes no chão da escola oralitura e escrevivência por uma educação decolonial
Deborah Monteiro Ana Cristina Zimmermann
2019
Available at
FE - Faculdade de Educação
(TE 371.98 M775c )
(GetIt)
This feature requires javascript
Locations & Holds
Details
Reviews & Tags
Requests
More
Virtual Browse
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
Corpos negros e seus saberes no chão da escola oralitura e escrevivência por uma educação decolonial
Author:
Deborah Monteiro
Ana Cristina Zimmermann
Subjects:
EDUCAÇÃO -- ASPECTOS SOCIAIS
;
EDUCAÇÃO POPULAR
;
Antiracist Education
;
Black Literature
;
Cognitive Justice
;
Decolonial Education
;
Decolonial Pedagogies
;
Descolonização Epistêmica
;
Educação Antirracista
;
Educação Decolonial
;
Epistemic Decolonization
;
Escrevivência
;
Justiça Cognitiva
;
Law 10.639/03
;
Lei 10.639/03
;
Literatura Negra
;
Oralitura
;
Oraliture
;
Pedagogias Decoloniais
;
Writing
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Description:
Corpos negros, tão enrijecidos e violentados pela colonialidade e por um sistema de ensino baseado nela, precisam estar no centro de uma reconstrução curricular que reconecte, epistemologicamente, corpo e mente, uma vez que estes são entendidos como inseparáveis na perspectiva afro-brasileira. Por isso, faz-se necessário que olhemos para os movimentos negros, as rodas de capoeira e os terreiros, por exemplo, como espaços educativos e que aprendamos com eles a ensinar tocando todos os sentidos, desafiando, assim, a colonialidade do saber. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa-embarcação é estudar expressões da narratividade corporal negra brasileira oralitura (MARTINS, 2003), saber ancestral valioso tão pouco reconhecido pela epistemologia eurocêntrica e colonial entendendo as relações desta com a escrevivência (EVARISTO, 2017) e defendê-las, ambas, como conhecimentos essenciais à descolonização dos currículos escolares. Nessa viagem, partimos de nossos próprios corpos viventes no mundo, observamos a agência educativa decolonial da população negra e refletimos sobre os conceitos de oralitura e escrevivência em suas potencialidades decoloniais. No chão da escola, experimentamos práticas comprometidas com a aplicação da lei 10.639/03 que contemplam nossos conceitos principais, a fim de investigar as possibilidades de combate ao racismo escolar e à colonialidade. Acreditamos que as práticas investigadas foram importantes para constatar a potência que a oralitura e a
escrevivência têm na descolonização dos saberes escolares, pela mobilização que promovem na escola ao privilegiar a corporeidade negra como princípio metodológico do ensinoaprendizagem
Creation Date:
2019
Format:
212 p.
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_PRODUCAO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript