skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
General Search
Or select another collection:
Search in:
General Search
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura
Jackeline Lima Farbiarz Mary Julia Martins Dietzsch
2001
Available at
FE - Faculdade de Educação
(T 37 F219u )
(GetIt)
This feature requires javascript
Locations & Holds
Details
Reviews & Tags
Requests
More
Virtual Browse
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura
Author:
Jackeline Lima Farbiarz
Mary Julia Martins Dietzsch
Subjects:
PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
;
EDUCAÇÃO
Notes:
Tese (Doutorado)
Description:
Analisa a atuação do professor das disciplinas Língua e Literatura veiculadas pela mídia cinema. A autora reviu seu próprio cotidiano, enquanto professora de ensino médio desde 1996, e comparou o percurso dos professores John Keating e Louanne Johnson, de Sociedade dos Poetas Mortos (1987) e Mentes Perigosas (1995) respectivamente. Como ferramenta de análise dos filmes recorreu essencialmente aos conceitos provenientes da Sociolingüística Interacional e como recurso de comparação da atuação dos professores baseou-se em elementos oriundos da Alegoria da Caverna, tal qual definida por Platão. Utiliza ainda pesquisas nacionais e americanas, assim como sua experiência de sala de aula, a fim de discutir a formação/atuação dos professores de ensino médio, de Língua e Literatura, de nossa sociedade. Conclui que a atuação dos professores é calcada em parâmetros emocionais, faltando para estes uma formação que os prepare para a realidade do universo ao qual estarão engajados quando entrarem no mercado de trabalho. Considera também que além de haver uma preocupação com estratégias que aproximem o estudante da leitura do texto ficcional, deve-se se dedicar a proporcionar ao professor de Língua e Literatura condições de atuar em sala de aula, conhecendo a si mesmo e a seus alunos. Para tanto, deve-se possibilitar uma formação que proporcione ao professor o entendimento tanto de suas carências e necessidades quanto das de sua classe
Creation Date:
2001
Format:
297 p anexos.
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript