skip to main content

Enxergando as colocações para ajudar a vencer o medo de um texto autêntico

Inês da Conceição dos Anjos Louro Stella Esther Ortweiler Tagnin

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Enxergando as colocações para ajudar a vencer o medo de um texto autêntico
  • Autor: Inês da Conceição dos Anjos Louro
  • Stella Esther Ortweiler Tagnin
  • Assuntos: LÍNGUA INGLESA; LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); LEXICOLOGIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Por percebermos que os alunos demonstram certo medo ao enfrentarem um texto autêntico, levantamos a hipótese de que a conscientização sobre a existência de um léxico composto por unidades maiores do que uma palavra poderia ser um instrumento para minimizar esse medo. Para testar essa hipótese, foi realizado um experimento em uma sala de aula de ensino de língua inglesa para brasileiros. O experimento consistiu, principalmente, da leitura de vários textos autênticos com colocações referenciais - um tipo de unidade lexical maior do que uma palavra - e da produção de textos, escritos também em língua inglesa, expressando a idéia principal num período curto de tempo - aproximadamente dez minutos. O experimento, realizado como um processo num período de 16 semanas, mostrou que a conscientização acerca dessas unidades lexicais pode melhorar a habilidade de leitura dos alunos e, consequentemente, minimizar o medo ao lidar com um texto autêntico
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 151 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.