Concepções de popularização da ciência e da tecnologia no discurso político: impactos nos museus de ciências
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Concepções de popularização da ciência e da tecnologia no discurso político: impactos nos museus de ciências

  • Autor: Navas, Ana Maria
  • Orientador: Marandino, Martha
  • Assuntos: Museus De Ciências; Políticas De Divulgação Científica; Popularização Da C&T; Politics Of Scientific Divulgation; Popularization Science And Technology; Science Museums
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa busca caracterizar as concepções de popularização da ciência e da tecnologia (C&T) que permearam o discurso e as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) do Brasil, na gestão 2003-2006. Como parte do processo, foram exploradas as relações que, nesse discurso, são estabelecidas entre museus de ciências, popularização da ciência e divulgação científica, tomando como referência uma ação especificamente desenvolvida pelo MCT no âmbito dos museus de ciências: o Edital Seleção Pública de Propostas para Apoio a Museus e Centros de Ciências, formulado em 2003. Como referenciais teóricos, foram utilizados estudos desenvolvidos no âmbito da sociologia da ciência, da comunicação pública da ciência, da divulgação científica e da comunicação em museus. A pesquisa teve abordagem qualitativa, usando dados coletados em documentos e em entrevistas. Os documentos foram textos oficiais do MCT no período 2003-2006 e projetos apresentados ao Edital; as entrevistas consideraram consultores do Comitê Temático de Divulgação Científica do CNPq e profissionais de museus de ciências beneficiários do Edital. Os dados coletados mostram que a área de popularização da C&T está sendo legitimada politicamente pelo MCT por meio da consolidação do Departamento de Difusão e Popularização da C&T e por meio de financiamentos, auxílios e diversas ações empreendidas. A análise dos dados coletados nos mostrou, também, que o discurso de popularização de C&T, caracterizado por tensões entre atividades informacionais e dialógicas, se divide entre a transmissão de conteúdos científicos e o estímulo à participação cidadã em assuntos de ciência e tecnologia. Apesar das atividades informacionais predominarem nas práticas do MCT, foi possível identificar claras intenções, por parte do governo, em abandonar modelos deficitários e dar espaço para modelos mais participativos e democráticos. Essas intenções aparecem associadas à formulação de uma política pública para popularização da C&T e isso pode indicar um interesse por assumir compromissos a médio e longo prazos. Em relação ao Edital selecionado, existe intenção por parte do governo de estabelecer estreitas relações entre museus, popularização e ensino de ciências; no entanto, os projetos analisados mostraram que quando esta relação é levada à prática, ela privilegia atividades informacionais, voltadas para transmissão de conteúdos científicos e associadas a públicos escolares. Ainda sobre os projetos apresentados pelos museus ao Edital, foi possível identificar atividades dirigidas para públicos não-escolares, propostas em uma lógica participativa e democrática de divulgação científica; essas iniciativas revelam a potencialidade da relação que pode ser estabelecida entre museus e popularização da ciência.
  • DOI: 10.11606/D.48.2008.tde-24062008-151543
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-04-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • FE - Faculdade de Educação (371.309 N322c )