skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra

Abbas, Youssef Ahmed

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2020-05-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
  • Autor: Abbas, Youssef Ahmed
  • Orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
  • Assuntos: Álgebra; Ensino De Matemática; Padrões; Representações; Algebra; Mathematics Teaching; Patterns; Representations
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver atividades de introdução à álgebra que promovam aos alunos vivenciar essa área da matemática de modo a construir um significado. Verificamos de que forma esse tema aparece nos documentos oficiais, bem como teorias que nos ajudaram a desenvolver novas práticas de vivência e ensino. Buscamos conhecer um pouco da história do ensino de matemática no Brasil e da própria álgebra. Isso através do movimento pendular entre álgebra e geometria e da álgebra de Al-Khwarizmi, respectivamente. Através da busca da compreensão do que é a semiótica, observamos que a álgebra é uma das áreas em que os objetos não são diretamente acessíveis ao ser humano e portanto é necessário representa-los para que possamos nos aproximas deles. Em especial, a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, nos forneceu elementos importantes para compreender o que devemos fazer para que o aluno apreenda um conteúdo matemático. E por fim, a compreensão da ideia de matemática como a ciência dos padrões, e a possibilidade de além de identificar uma sequência de padrões, também representá-la de diferentes formas, nos deu elementos para elaborar uma atividade para o 7° Ano onde registramos e vimos que em contato com diferentes objetos e representações, os alunos estiveram mais dispostos, participativos e puderam registrar o seu entendimento do conteúdo de introdução à álgebra.
  • DOI: 10.11606/D.45.2020.tde-01092020-145615
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2020-05-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.