skip to main content

Walter Zanini e a formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil

Baldini, Isis; Grossmann, Martin; Prado, Pamela; Spricigo, Vinicius

Estudos Avançados; v. 32 n. 93 (2018); 307-329

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados 2018-12-12

Acesso online

  • Título:
    Walter Zanini e a formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil
  • Autor: Baldini, Isis; Grossmann, Martin; Prado, Pamela; Spricigo, Vinicius
  • Assuntos: Art Education And Training; Contemporary Art; Art Museum; Biennial; Curating; Formação E Ensino Da Arte; Arte Contemporânea; Museu De Arte; Bienal De Arte; Curadoria
  • É parte de: Estudos Avançados; v. 32 n. 93 (2018); 307-329
  • Descrição: Nesta entrevista inédita realizada pelo Fórum Permanente IEA-USP em 17 de dezembro de 2009, o historiador, crítico de arte, curador e dirigente cultural Walter Zanini fala sobre sua formação internacional em artes visuais, sua experiência como docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da Escola de Comunicações e Artes da USP e da Fundação Alvaro Penteado; assim como seu papel na constituição e desenvolvimento das bases conceituais e curatoriais do Museu de Arte Contemporânea da USP, o primeiro museu de arte contemporânea no mundo, durante sua gestão (1963-1978). Relembra também sua atuação como curador de duas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo no início dos anos 1980, que transformaram a matriz epistemológica desse evento que é uma centralidade no sistema da arte contemporânea no Brasil.
    In this unpublished interview held by the Fórum Permanente IEA-USP on December 17, 2009, Walter Zanini, historian, art critic, curator and cultural manager, talks about his international training in the Visual Arts; his experience as a lecturer at Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Escola de Comunicações e Artes da USP and Fundação Alvaro Penteado; as well as his role in the constitution and development of the conceptual and curatorial bases of the Museu de Arte Contemporânea da USP, the first contemporary art museum in the world, during his tenure as director (1963-1978). He also recalls his role as curator of two International Art Biennials of São Paulo in the early 1980s that transformed the epistemological matrix of this event, which is a centrality in the contemporary art system in Brazil.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152638/149106
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
  • Data de criação/publicação: 2018-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.