skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo

Maron, Paulo Sergio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-06-07

Acesso online

  • Título:
    NUO Ópera-Lab.: da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
  • Autor: Maron, Paulo Sergio
  • Orientador: Machado Neto, Diosnio
  • Assuntos: Ópera; Autoetnografia; Transdisciplinaridade; Etnomusicologia; Teatro; Theatre; Autoethnography; Opera; Ethnomusicology; Transdisciplinarity
  • Descrição: A autoetnografia tem sido utilizada em pesquisas em musicologia e, especialmente, em etnomusicologia, na busca de formas contemporâneas de aproximação entre a experiência artística e as exigências acadêmicas. Este trabalho apresenta uma autoetnografia em diálogo com os artistas que se juntaram a nós, o que permitiu a descrição de quatorze anos de existência do NUO-Opera. Portanto, o objetivo desta investigação é narrar, contextualizar e situar nos campos das artes (teatro, música, dança e performance) e sociedades (contexto político, econômico e social em que vivemos) o que me levou a construir uma proposta de criação e produção artística em ópera na cidade onde nasci, cresci e onde escolhi ser artista. Esta narrativa foi destinada não apenas a uma visão geral do trabalho realizado pela NUO, mas, tomando-o como eixo, proporcionou a identificação de questões retóricas ao longo das descrições que, por sua vez, nos levaram a dialogar com historiadores e diretores que escreveram sobre o conceito e o significado da ópera. Esses processos reflexivos nos levam a acreditar que a existência de uma casa-teatro e que o fazer ópera em uma perspectiva transdisciplinar permite a realização de um percurso singular no campo das artes e especialmente da ópera. A ideia da ópera como gênero transdisciplinar surge em nossas escolhas artísticas, mas também é apresentada nas descrições de pesquisas e no fazer de artistas que têm concebido e proposto espetáculos e performances operísticas ao longo do tempo. Ao final nós podemos conceber que a ópera não é apenas a adição ou a sobreposição de outras práticas artísticas, mas transita entre elas e isso está de acordo com nossas escolhas e propostas artísticas no NUO-Opera Laboratório.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-28112018-115416
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-06-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.