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O papel do Banco Mundial na formação da agenda de reformas em C&T e ensino superior: a experiência da Argentina e Brasil com comunidades epistêmicas

Maffra, Lourrene De Cássia Alexandre

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2011-06-06

Acesso online

  • Título:
    O papel do Banco Mundial na formação da agenda de reformas em C&T e ensino superior: a experiência da Argentina e Brasil com comunidades epistêmicas
  • Autor: Maffra, Lourrene De Cássia Alexandre
  • Orientador: Balbachevsky, Elizabeth
  • Assuntos: Banco Mundial; Ensino Superior; Consenso; Comunidades Epistêmicas; C&T; Consensus; Epistemic Communities; Higher Education; S&T; World Bank
  • Descrição: Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel do Banco Mundial como consolidador e articulador de comunidades epistêmicas em dois projetos elaborados conjuntamente com Brasil e Argentina na década de 1990. Considerando abordagens de teoria das relações internacionais sobre incorporações de novos atores na participação de tomada de decisão compartilhada, mais especificamente de comunidades epistêmicas, assim como os documentos oficiais dos projetos, analisamos a terceira fase das reformas na área de C&T no Brasil e a reforma na área de educação superior na Argentina.
  • DOI: 10.11606/D.84.2011.tde-18122012-092657
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
  • Data de criação/publicação: 2011-06-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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