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Os grafismos rupestres e suas unidades estilísticas no Carste de Lagoa Santa e Serra do Cipó - MG

Baeta, Alenice Maria Motta

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia 2011-04-19

Acesso online

  • Título:
    Os grafismos rupestres e suas unidades estilísticas no Carste de Lagoa Santa e Serra do Cipó - MG
  • Autor: Baeta, Alenice Maria Motta
  • Orientador: Blasis, Paulo Antonio Dantas de
  • Assuntos: Arte Rupestre; Serra Do Cipó; Unidades Estilística; Crono-Estilística; Carte De Lagoa Santa; Chrono-Stylistics; Carste De Lagoa Santa; Stylistic Unit; Rock Art
  • Descrição: O Carste de Lagoa Santa e a Serra do Cipó, que compõem a área da pesquisa, abrangem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte-RMBH, centro do estado de Minas Gerais. Possuem inúmeros sítios arqueológicos em abrigos sob rocha calcária e de quartzito, com diversos tipos de grafismos rupestres; pintados, picoteados e incisos. Boa parte desses grafismos é atribuída à Tradição Planalto, elaborada nessa região, pelo menos, a partir do Holoceno Médio. Inúmeros conjuntos estilísticos sucessórios e temáticos atribuídos a essa tradição foram identificados e reorganizados, buscando, sempre que possível, realizar analogias e correspondências entre as duas regiões componentes. Foram ainda identificadas outras unidades ou expressões gráficas não-Planalto em níveis picturais, intermediários e recentes, que, em alguns casos, indicam possíveis influências de outras regiões do país. Também foram propostas para os conjuntos de figuras picoteadas, variações estilísticas que congregam repertórios temáticos peculiares. As incisões rasas, por sua vez, apresentam dimensões e visibilidades variadas, inclusive miniaturas que não haviam sido consideradas em estudos anteriores. A observação de padrões de exploração de utilização do espaço internos dos abrigos para a execução das figuras, levando em consideração os diferentes suportes rochosos, a interação das figurações com as preexistentes, além da distribuição das expressões gráficas de alta e baixa visibilidade nos sítios e na paisagem, foram fundamentais para a proposição de panorama crono-estilístico mais detalhado, levando em consideração as alterações, diferenças e similaridades estilísticas ao longo do tempo.
  • DOI: 10.11606/T.71.2011.tde-18082011-142504
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Data de criação/publicação: 2011-04-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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