skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Indução de oscilações posturais periódicas em seres humanos por vibração tendinosa e avaliação de sua atenuação por toque leve (\"light touch\").

Gonzales Castro, Jean Pierre

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2024-03-22

Acesso online

  • Título:
    Indução de oscilações posturais periódicas em seres humanos por vibração tendinosa e avaliação de sua atenuação por toque leve (\"light touch\").
  • Autor: Gonzales Castro, Jean Pierre
  • Orientador: Kohn, Andre Fabio
  • Assuntos: Vibração Tendinosa; Bioengenharia; Controle Postural; Light Touch; Tendon Vibration; Quiet Standing Posture; Postural Control; Muscle Spindles; Magnitude-Squared Coherence; Am Vibration
  • Descrição: Os seres humanos apresentam oscilações naturais enquanto permanecem em postura ereta quieta (PEQ), influenciadas por fatores intrínsecos e extrínsecos. O controle dessas oscilações é realizado pelo sistema de controle postural, que integra sinais dos sistemas proprioceptivo, vestibular e visual. Neste estudo, focamos em perturbar o sistema proprioceptivo, especificamente os fusos musculares do tríceps sural, utilizando vibração bilateral no tendão de Aquiles. O sinal de entrada consiste em vibrações de amplitude modulada (vibrações AM), com um sinal portador de alta frequência (seno de 100 Hz) e um sinal modulador de baixa frequência fm (seno de 0.1 a 0.5 Hz). O movimento corporal é representado pela projeção do centro de massa no solo no plano sagital (COMap) e é avaliado através de uma análise espectral. O objetivo é determinar se é possível gerar uma oscilação lenta determinística, de frequência fm, além das oscilações estocásticas naturais do corpo humano. Uma vez confirmada a indução de oscilações posturais na frequência fm, avaliamos o efeito da incorporação de uma pista sensorial háptica através do toque leve. Os resultados revelaram um aumento na potência e altos valores de coerência para as frequências de modulação avaliadas. Além disso, o toque leve conseguiu diminuir a amplitude dessas oscilações posturais induzidas. Este estudo apresenta uma metodologia inovadora para aplicar vibração no tendão de Aquiles, fornecendo uma ferramenta valiosa para compreender o impacto da entrada sensorial proprioceptiva no controle postural. Aprofundar o entendimento desses mecanismos é essencial para contribuir para a prevenção e diagnóstico de disfunções posturais e de equilíbrio.
  • DOI: 10.11606/D.3.2024.tde-16042024-113405
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2024-03-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.