skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Efeito do treino de relações comportamentais não necessárias sobre a resolução de problemas em humanos
Pessôa Neto, Roberto Soares
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2023-12-19
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Efeito do treino de relações comportamentais não necessárias sobre a resolução de problemas em humanos
Autor:
Pessôa Neto, Roberto Soares
Orientador:
Mijares, Miriam Garcia
Assuntos:
Ambiente Virtual
;
Humanos
;
Insight
;
Resolução De Problemas
;
Humans
;
Problem Solving
;
Virtual Environment
Descrição:
Um problema é um contexto no qual o organismo discrimina a possibilidade de acesso a consequências reforçadoras, mas não possui em seu repertório as relações comportamentais necessárias para obter a consequência sinalizada. A resolução de problemas do tipo insight é caracterizada pela produção de uma única cadeia ordenada com uma nova relação funcional, enquanto a resolução por \"tentativa e erro\" ocorre através de variações graduais do comportamento até a produção do estímulo reforçador. Produções teóricas e dados empíricos têm demonstrado uma relação entre processos associados ao controle de estímulos e a resolução do tipo insight. Esta dissertação teve como objetivo observar o treion de relações comportamentais não necessárias para a resolução de problemas por insight. Para tanto, desenvolvemos um procedimento envolvendo dois problemas com contextos similares, mas com um estímulo modelo distinto que sinalizava quais eram os comportamentos necessários para resolver o problema. Os participantes foram divididos em três grupos. Um recebeu treino discriminativo da relação de dois modelos com os estímulos de cada problema, sendo P (SR|S) = 1; outro recebeu treino das mesmas tarefas, P (SR|S) = 0,5; o terceiro só passou pela modelagem dos comportamentos. Os resultados mostraram que o treino discriminativo não alterou a probabilidade de resolver os problemas, nem a probabilidade do problema ser resolvido da forma insight. Por outro lado, os dados mostraram que a quantidade de treino, e possivelmente o controle discriminativo dos estímulos do problema, foi importante para produzir resoluções do tipo insight. A falta de relação entre o treino discriminativo do modelo e a resolução dos problemas parece ter sido consequência de escolhas metodológicas no procedimento. De qualquer forma, a pesquisa permitiu corroborar o papel fundamental da aprendizagem prévia para a produção do insight, forneceu evidência sobre o controle discriminativo dos elementos do problema e contribuiu metodologicamente para a área ao desenvolver um procedimento de treino que permite o estudo confiável de processos de controle de estímulos na resolução de problemas com humanos, no laboratório, e que é acessível e econômico.
DOI:
10.11606/D.47.2023.tde-12042024-152816
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2023-12-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript