skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Efeito do treino de relações comportamentais não necessárias sobre a resolução de problemas em humanos

Pessôa Neto, Roberto Soares

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2023-12-19

Acesso online

  • Título:
    Efeito do treino de relações comportamentais não necessárias sobre a resolução de problemas em humanos
  • Autor: Pessôa Neto, Roberto Soares
  • Orientador: Mijares, Miriam Garcia
  • Assuntos: Ambiente Virtual; Humanos; Insight; Resolução De Problemas; Humans; Problem Solving; Virtual Environment
  • Descrição: Um problema é um contexto no qual o organismo discrimina a possibilidade de acesso a consequências reforçadoras, mas não possui em seu repertório as relações comportamentais necessárias para obter a consequência sinalizada. A resolução de problemas do tipo insight é caracterizada pela produção de uma única cadeia ordenada com uma nova relação funcional, enquanto a resolução por \"tentativa e erro\" ocorre através de variações graduais do comportamento até a produção do estímulo reforçador. Produções teóricas e dados empíricos têm demonstrado uma relação entre processos associados ao controle de estímulos e a resolução do tipo insight. Esta dissertação teve como objetivo observar o treion de relações comportamentais não necessárias para a resolução de problemas por insight. Para tanto, desenvolvemos um procedimento envolvendo dois problemas com contextos similares, mas com um estímulo modelo distinto que sinalizava quais eram os comportamentos necessários para resolver o problema. Os participantes foram divididos em três grupos. Um recebeu treino discriminativo da relação de dois modelos com os estímulos de cada problema, sendo P (SR|S) = 1; outro recebeu treino das mesmas tarefas, P (SR|S) = 0,5; o terceiro só passou pela modelagem dos comportamentos. Os resultados mostraram que o treino discriminativo não alterou a probabilidade de resolver os problemas, nem a probabilidade do problema ser resolvido da forma insight. Por outro lado, os dados mostraram que a quantidade de treino, e possivelmente o controle discriminativo dos estímulos do problema, foi importante para produzir resoluções do tipo insight. A falta de relação entre o treino discriminativo do modelo e a resolução dos problemas parece ter sido consequência de escolhas metodológicas no procedimento. De qualquer forma, a pesquisa permitiu corroborar o papel fundamental da aprendizagem prévia para a produção do insight, forneceu evidência sobre o controle discriminativo dos elementos do problema e contribuiu metodologicamente para a área ao desenvolver um procedimento de treino que permite o estudo confiável de processos de controle de estímulos na resolução de problemas com humanos, no laboratório, e que é acessível e econômico.
  • DOI: 10.11606/D.47.2023.tde-12042024-152816
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2023-12-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.