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Tecnologia, engenharia e automação: estudo de um caso de mudança tecnológica em uma montadora de automóveis no Brasil.

Zilbovicius, Mauro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 1987-12-08

Acesso online

  • Título:
    Tecnologia, engenharia e automação: estudo de um caso de mudança tecnológica em uma montadora de automóveis no Brasil.
  • Autor: Zilbovicius, Mauro
  • Orientador: Fleury, Afonso Carlos Correa
  • Assuntos: Indústria Automobilística; Inovações Tecnológicas; Automobile Industry; Innovations Technology
  • Descrição: Este trabalho aborda o processo de introdução de tecnologias de automação com base microeletrônica em uma empresa montadora de automóveis instalada no Brasil, filial de um grupo transnacional. A análise realizada busca dar conta da lógica e da estratégia de incorporação da nova tecnologia através da compreensão do papel e da abrangência da atividade de Engenharia local no sentido de implementar tais inovações e mudanças tecnológicas. São utilizadas duas matrizes conceituais básicas: os modelos de Almeida (1981), para a compreensão do nexo Engenharia-Tecnologia- Fabricação e de Kaplinsky (1985), para a caracterização dos diversos tipos de automação. Levando em conta os modelos conceituais e o panorama atual do estado-da-arte tecnológico no setor automobilístico-montador, procede-se ao levantamento das inovações introduzidas na empresa e do processo de trabalho da engenharia local. Em seguida são analisados o fluxo de informações de fora para dentro da empresa e os processos de decisão associados à escolha tecnológica. Na compreensão do processo de mudança, três fatores foram considerados importantes: o nível tecnológico global da indústria, a estratégia particular do grupo ao qual pertence a empresa e as condições locais da planta a ser modernizada. Tendo em vista esses fatores observou-se que as mudanças são introduzidas de modo incremental e a empresa segue o mesmo caminho da matriz, porém defasadamente e a um ritmo mais lento. Em relação à Engenharia , observou-se que esta dispõe de relativa autonomia decisória, sujeita a restrições advindas dos três fatores acima. Por outro lado, o trabalho de engenharia depende, em boa parte, de procedimentos não formais de relacionamento com a Engenharia da matriz, fonte básica das informações tecnológicas necessárias.
  • DOI: 10.11606/D.3.2017.tde-11072017-074835
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 1987-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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