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O estudo de funções no Ensino Básico

Roberta Stoppe Barbara Corominas Valério

2019

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O estudo de funções no Ensino Básico
  • Autor: Roberta Stoppe
  • Barbara Corominas Valério
  • Assuntos: MATEMÁTICA; ENSINO E APRENDIZAGEM; FUNÇÕES ALGÉBRICAS; SEMIÓTICA
  • Notas: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
  • Descrição: Este trabalho disserta sobre o tema Funções como objeto de estudo matemático, para tentar compreender as dificuldades de aprendizagem, por parte dos alunos, que podem surgir durante o seu ensino. As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem das Funções são reconhecidas tanto pelos professores como pelos pesquisadores na área de Ensino da Matemática. Na literatura existem vários trabalhos abordando o assunto, como em Duval (1993), que, diferenciando os conhecimentos matemáticos das formas de pensamento matemático, começa a propor explicações para os obstáculos na aprendizagem desse tema. O estudo das funções geralmente ocorre no Ensino Médio e é um marco na escolarização, pois busca aperfeiçoar habilidades como a abstração, generalização e modelagem através do estudo desses objetos matemáticos. Com base em aporte teórico de trabalhos das áreas de educação matemática e de semiótica, realizo uma atividade junto a estudantes do Ensino Médio de diferentes escolas públicas estaduais de São Paulo, propondo que realizem transformações dos registros de representação, de forma a observar como eles desenvolvem conversões de linguagem, particularmente transitando entre linguagem natural, gráfica e algébrica, além de investigar como se dão os processos de ensino e aprendizagem e representação desse tema. As conclusões observadas são que parte significativa dessas dificuldades de conversão se situam na pouca experiência com diferentes representações durante os processos de ensino e aprendizagem, e na imprecisão ao representar objetos de natureza matemática na língua natural ou utilizá-la como referência para uma representação intermediária, diminuindo a congruência entre essas diferentes formas de um mesmo objeto que tem suas características e propriedades. Este trabalho de investigação foi apresentado na disciplina MAT0451 Projeto de Ensino de Matemática.
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 62 p.
  • Idioma: Português

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