skip to main content

Reúso de água em uma indústria de laticínios utilizando o software de simulação water pinch

Jonathan Cawettiere Almeida Espíndola José Carlos Mierzwa 1963-; Míriam Cristina Santos Amaral; Laura Hamdan de Andrade; Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - CBESA (32. 21 a 24 de maio de 2023 Belo Horizonte, MG); Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental - FITABES 2023 21 a 24 de maio de 2023 Belo Horizonte, MG)

Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade - anais Rio de Janeiro: ABES, 2023

Rio de Janeiro ABES 2023

Acesso online

  • Título:
    Reúso de água em uma indústria de laticínios utilizando o software de simulação water pinch
  • Autor: Jonathan Cawettiere Almeida Espíndola
  • José Carlos Mierzwa 1963-; Míriam Cristina Santos Amaral; Laura Hamdan de Andrade; Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - CBESA (32. 21 a 24 de maio de 2023 Belo Horizonte, MG); Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental - FITABES 2023 21 a 24 de maio de 2023 Belo Horizonte, MG)
  • Assuntos: REÚSO DA ÁGUA; NANOFILTRAÇÃO; EFLUENTES -- IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
  • É parte de: Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade - anais Rio de Janeiro: ABES, 2023
  • Notas: Disponível em: https://cbesa.sigotech.online/storage/trabalhos/arquivos/completo/613_tema_ii.pdf. Acesso em: 15 set. 2023
  • Descrição: O principal objetivo deste estudo é avaliar possíveis rotas de reúso de efluentes de uma indústria de laticínios. Primeiramente, foi avaliada a vazão de água na indústria. Toda água consumida e efluentes gerados pelo processo industrial foram quantificados e caracterizados. Além disso, foram avaliados os parâmetros de qualidade da água necessários para diferentes atividades industriais. Após esta etapa, os dados relacionados à eficiência do tratamento utilizando um biorreator de membrana (BRM) e sistemas de nanofiltração (NF) previamente conduzidos pelos autores foram considerados. Em seguida, foi realizada a análise pinch por meio da aplicação dos dados coletados no software Water Pinch. Ambos os esquemas de reúso/reciclagem direta e regeneração foram investigados. Nesse contexto, embora o reúso/reciclagem direta de efluentes tenha se mostrado capaz de reduzir o uso de água potável para o processo clean-in-place (CIP) em 33,4%; os esquemas com a regeneração dos efluentes apresentaram até 66,7% e 95,4% de redução de água potável para o CIP e processos gerais, respectivamente. Por fim, foram propostas quatro rotas de reúso de água. A rota proposta combinando as mais avançadas tecnologias de tratamento estudadas apresentou o melhor desempenho em termos de redução do consumo total de água potável (69,5%) na indústria de laticínios.
  • Editor: Rio de Janeiro ABES
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 11 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.