skip to main content

(Re)Começando do princí­pio: o que a arqueografia de uma área funerária do Sambaqui de Cabeçuda pode nos ensinar sobre práticas funerárias sambaquieiras?

Renata Estevam da Silva Verônica Wesolowski

2020

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE-MAE V.2 )(Acessar)

  • Título:
    (Re)Começando do princí­pio: o que a arqueografia de uma área funerária do Sambaqui de Cabeçuda pode nos ensinar sobre práticas funerárias sambaquieiras?
  • Autor: Renata Estevam da Silva
  • Verônica Wesolowski
  • Assuntos: SAMBAQUIS -- ASPECTOS ARQUEOLÓGICOS -- SANTA CATARINA; BIOARQUEOLOGIA; ARQUEOLOGIA DA MORTE; RITOS FUNERÁRIOS -- ASPECTOS ARQUEOLÓGICOS -- SANTA CATARINA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
  • Descrição: Os sambaquieiros dominaram um ambiente cercado de corpos de água, construindo verdadeiros montes de materiais faunísticos dos quais muitos se destacam na paisagem por sua monumentalidade. A presença de sepultamentos em sambaquis tem sido relatada desde o final do século XIX, e mesmo que os esqueletos nestes sítios tenham sido resgatados durante décadas, o estudo sistemático de sepultamentos humanos com o viés bioarqueológico e da arqueologia funerária é relativamente recente. Os sepultamentos recuperados por um longo período nos sambaquis, formam atualmente ampla coleção nos acervos de instituições e museus, no entanto poucas possuem informações e interpretações detalhadas acerca do seu contexto arqueológico. O estudo de estruturas funerárias a partir dessas coleções, e sua respectiva documentação primária é de grande importância para as pesquisas. Dessa forma a presente pesquisa, com essa mesma perspectiva de trabalhar com uma coleção já formada e musealisada, teve um caráter arqueográfico e exploratório, e se dedicou a consolidar um conjunto de dados coerente, a partir da documentação primária disponível, sobre a área funerária do locus 6 do sambaqui de Cabeçuda, construindo um Catálogo de Arqueografia Funerária do Sambaqui de Cabeçuda (locus 6) com informações detalhadas sobre cada sepultamento individualmente. A análise desse contexto funerário do sambaqui de Cabeçuda, permitiu caracterizá-lo e confrontá-lo com outros contextos funerários sambaquieiros das regiões sul e sudeste, relatados na literatura especializada.
    Esse estudo conduziu ao entendimento que os sambaquis trabalhados nessa pesquisa apresentam recorrências e variabilidades em suas práticas funerárias. A comparação das práticas e gestos funerários entre os sítios sugere um fio condutor no preparo das sepulturas, onde cada área funerária possui um determinado programa funerário, mas os elementos que constituem os eventos funerários são formados por uma prática de longa duração.
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: 2 v..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.