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Fronteiras da igualdade no ensino superior excelência & justiça racial

Sabrina Moehlecke Romualdo Portela Oliveira

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (378 M693f )(Acessar)

  • Título:
    Fronteiras da igualdade no ensino superior excelência & justiça racial
  • Autor: Sabrina Moehlecke
  • Romualdo Portela Oliveira
  • Assuntos: IGUALDADE SOCIAL -- BRASIL; ENSINO SUPERIOR -- BRASIL; ACESSO À EDUCAÇÃO -- ESTADOS UNIDOS BRASIL; POLÍTICA EDUCACIONAL; RACISMO; AÇÃO AFIRMATIVA (EDUCAÇÃO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Políticas de igualdade racial como a ação afirmativa, ao exigirem direitos coletivos e a identificação racial dos grupos beneficiados, perturbam não apenas a noção moderna de igualdade e justiça, segundo a qual a distribuição de bens e posições sociais seria baseada no indivíduo e em seus méritos e talentos naturais, mas também a ideologia brasileira da mestiçagem e da democracia racial, constitutiva de nossa identidade e unidade nacionais, onde não haveria espaço para divisões ou diferenciações de raça. Analisa-se, então, como têm sido recebidas as experiências de ação afirmativa implementadas no Brasil, especialmente no ensino superior, local da excelência e meritocracia. Contextualiza-se, inicialmente, o desenvolvimento das preocupações com a igualdade nas oportunidades de acesso à educação superior, para em seguida confrontar, em termos normativos, os argumentos universalistas e particularistas construídos no debate de tais propostas. No intuito de analisá-las com mais detalhes, observa-se seu desenvolvimento nos Estados Unidos, reconstituindo-se seu contexto histórico, as formas assumidas e avaliando-se alguns dos resultados alcançados, através do estudo de caso da Universidade da Califórnia. Nos dois últimos capítulos, apresenta-se as principais teorias norte-americanas e brasileiras sobre políticas de ação afirmativa, confrontando-as às percepções sobre o tema observadas entre os estudantes entrevistados em um survey realizado na cidade de São Paulo.
    Percebe-se existir, para além das explicações sobre identidade nacional e racismo velado, múltiplos fatores a influenciar e motivar os estudantes no apoio ou rejeição a tais políticas, como o status universitário, indicando a necessidade de aprofundarmos os estudos sobre relações raciais na área da política
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 231 p.
  • Idioma: Português

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