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Afinidades eletivas o diálogo de Glauber Rocha com Pier Paolo Pasolini (1970-1975)

Duvaldo Bamonte Ismail Xavier

2002

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t791.430981 B199a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Afinidades eletivas o diálogo de Glauber Rocha com Pier Paolo Pasolini (1970-1975)
  • Autor: Duvaldo Bamonte
  • Ismail Xavier
  • Assuntos: Rocha, Glauber 1938-1981; Pasolini, Pier Paolo 1922-1975; CINEMA NOVO -- BRASIL; CINEASTAS; CINEMA -- SÉCULO 20 -- BRASIL; CINEMA -- SÉCULO 20 -- ITÁLIA; CINEMA NOVO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O diálogo do cinema novo brasileiro com o fórum cinemanovista italiano ganhou força a partir do início dos anos 60 através das Mostras de cinema latino americano organizadas pelo Instituto Columbianum, sediado na cidade de Gênova. Foi a partir dessas Mostras que os filmes brasileiros do cinema novo ganharam espaço no circuito dos festivais europeus, projetando o nome de alguns cineastas, dentre eles o de Glauber Rocha que, alguns anos após, daria início a sua carreira internacional, realizando o Cabeças cortadas, na Espanha, em 1970, e o Claro, na Itália, em 1975 - aqui analisados. A mudança de terreno cultural, do Brasil para a Europa, obviamente, se refletiria no horizonte argumentativo dos filmes de Glauber: embora o repertório temático continuasse sendo o mesmo, com a problemática nacional amarrando os argumentos, a forma de abordagem, no entanto, ganharia novos contornos, considerando que os interlocutores eram outros. Uma das primeiras formas que Glauber encontraria para se inserir no fórum estrangeiro seria, justamente, estreitando o diálogo com filmes e/ou autores com os quais mantinha afinidades, como Pier Paolo Pasolini, cineasta com quem, em suas palavras, mantinha comuns identidades. Seu diálogo com o cineasta italiano privilegiaria alguns temas, como o da crise do discurso (da esquerda comunista), abordado por Pasolini em Uccellacci e uccellini, filme de 1966, e o do rebelião dos jovens, em alusão ao 1968, como se pode acompanhar em
    Porcile, de 1969 - também aqui analisados. Apontar os aspectos mais importantes desta interlocução com o cineasta italiano, sejam os mais diretos, verificáveis, principalmente, nas similaridades que existem entre o Cabeças cortadas e o Porcile, sejam os indiretos, como a temática da viagem, presente em Uccellacci e uccellini e em Claro, bem como demarcar os dois momentos que caracterizaram o diálogo de Glauber com os europeus, resume, em linhas gerais, nosso objeto de estudo
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 177 p.
  • Idioma: Português

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