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Computador versus lapis e papel em atividades de discriminação visual com pre-escolares

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly José Fernando Bitencourt Lomônaco

1992

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1028.3 J75c e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Computador versus lapis e papel em atividades de discriminação visual com pre-escolares
  • Autor: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco
  • Assuntos: PERCEPÇÃO (PSICOLOGIA); TECNOLOGIA EDUCACIONAL; INSTRUÇÃO PROGRAMADA; COMPUTADOR NO ENSINO; EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Avalia o uso de microcomputadores em tarefas de discriminacao visual de letras, silabas e palavras, em comparacao com o metodo tradicional de lapis e papel. Os ss sao 24 criancas com idade media de 6 anos, cursando o pre-primario em duas escolas de valinhos-sp, uma particular (grupo a) e outra do sesi (grupo b). Divide os ss em 4 grupos, 2 em cada escola, de acordo com o material utilizado (computador ou papel). Utiliza na coleta de dados: questionario informativo enviado aos pais; diferencial semantico para conhecer a opiniao dos ss sobre o computador; prova de avaliacao academica; prova especifica para verificar a capacidade de discriminacao de letras, silabas e palavras; programa de treino em discriminacao visual, em forma de caderno ou atraves do microcomputador. Verifica que a maioria dos pais considera que o computador na escola favorece a adaptacao dos individuos a sociedade informatizada; os ss demonstram grande interesse e opiniao favoravel ao microcomputador; nao identifica diferencas estatisticamente significantes entre o treino realizado com computador e papel. Conclui ocorrer maior progresso qualitativo para os grupos que usaram computador; lapis e papel mostram-se mais eficientes para o s adquirir autonomia na escrita; a instrucao programada e uma tecnica eficiente que garante a aprendizagem de um conteudo especifico, independente do meio de ensino utilizado
  • Data de criação/publicação: 1992
  • Formato: 344 p.
  • Idioma: Português

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