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As dificuldades escolares são fatores que interferem de forma negativa no desenvolvimento do hábito de leitura

M. T. Assumpção Gabriela Rosito Alvarez Bernardez; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2005

Bauru FOB-USP 2005

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  • Título:
    As dificuldades escolares são fatores que interferem de forma negativa no desenvolvimento do hábito de leitura
  • Autor: M. T. Assumpção
  • Gabriela Rosito Alvarez Bernardez; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)
  • Assuntos: HÁBITO DE LEITURA (DESENVOLVIMENTO); ENSINO FUNDAMENTAL; RENDIMENTO ESCOLAR; ESCOLA PÚBLICA
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2005
  • Descrição: Introdução O ato de ler vai muito além da mera decodificação dos símbolos da escrita, requer compreensão das conversões gramaticais, ortográficas e de pontuação, para dar significado ao texto lido. A literatura científica atribuí importância fundamental ao ato de ler, descrevendo de forma minuciosa as repercussões do domínio coerente de tal habilidade na vida de um indivíduo, (sucesso acadêmico e profissional), e delega aos pais primeiramente, e depois de forma não menos importante, à escola, a missão de incentivar o hábito de leitura entre as crianças. Objetivo avaliar se a dificuldade escolar é um fator que influencia no hábito de leitura da criança - que obviamente apresente esta dificuldade - ou não. Metodologia: foram entrevistadas 50 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos, de ambos os gêneros, estudantes de escola pública de classe não especial, diagnosticadas com dificuldade escolar por Fonoaudiólogos da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo, Resultados: constatou-se que o hábito de leitura é menor entre as crianças que apresentam dificuldades escolares, essas crianças julgam este ato como chato/cansativo, seu hábito de leitura está restrito ao ambiente escolar, elas têm preferência por livros com figuras, porque essas auxiliam na compreensão do material lido, o tipo de material mais lido por elas são os gibis, a maioria delas necessitam da ajuda dos pais para realizar as tarefas escolares, essas crianças
    têm dificuldade de se concentrar quando estão lendo, não costumam freqüentar a biblioteca da escola e atribuem importância ao ato de ler, como meio para se falar bem, ou seja, apresentar um bom vocabulário, e uma boa pragmática e à possibilidade de se ter um bom emprego. Conclusão: concluiu-se que as dificuldades escolares são fatores que interferem de forma negativa no desenvolvimento do hábito de leitura, visto que estas, dificultam a decodificação, ) e conseqüentemente a compreensão do material lido, e para essas crianças, o ato de ler constitui uma árdua tarefa
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 57.
  • Idioma: Português

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