skip to main content

Fotossíntese líquida e respostas bioindicadoras da poluição aérea em indivíduos jovens de Tibouchina pulchra Cogn. (Melastomataceae), em Cubatão, SP.

Regina Maria de. Moraes Welington Braz Carvalho Delitti

1999

Available at IO - Instituto Oceanográfico    (574.5 M823f Tese Doutor ) and other locations(GetIt)

  • Title:
    Fotossíntese líquida e respostas bioindicadoras da poluição aérea em indivíduos jovens de Tibouchina pulchra Cogn. (Melastomataceae), em Cubatão, SP.
  • Author: Regina Maria de. Moraes
  • Welington Braz Carvalho Delitti
  • Subjects: ECOLOGIA
  • Notes: Tese (Doutorado).
    Tese (Doutorado)
  • Description: A vegetação das proximidades do complexo industrial de Cubatão, em São Paulo, vem sofrendo o impacto da emissão de poluentes aéreos já há algumas décadas. Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos desse impacto na fotossíntese líquida eem outros parâmetros utilizados como respostas bioindicadoras do estresse causado pela poluição que tivessem relação com alterações nesse processo, em indivíduos jovens de Tibouchina pulchra Cogn., espécie arbórea da família Melastomataceae comgrande ocorrência em toda a área. Plantas envasadas, cultivadas em substrato padronizado, foram instaladas em três regiões de Cubatão: vale do rio Pilões (RP), considerada como área de referência; Caminho do Mar (CM), próxima a indústriaspetroquímicas e vale do rio Mogi (VM), próxima a indústrias siderúrgicas, de fertilizantes e de cimento. Foram realizadas duas exposições de três meses, de 01/04 a 01/07 e de 15/07 a 15/10/98, com seis plantas em cada área em cada exposição. Nasduas exposições, em comparação com plantas mantidas na área de referência, a fotossíntese líquida foi reduzida (p <0,05) nas plantas que foram mantidas no vale do rio Mogi e não foi alterada naquelas expostas no Caminho do Mar. Assim, obteve-sena primeira exposição os seguintes valores de fotossíntese líquida: VM 7,4 'mü'mol.'m POT.-2'.'s POT.-1', CM 10,8 'mü'mol.'m POT.-2'.'s POT.-1' e RP 14,2 'mü'mol.'m POT.-2'.'s POT.-1', e na segunda exposição: VM 4. ) carboxilase oxigenase. As plantas expostas nas áreas
    poluídas apresentaram grande incidência de danos, redução do número de folhas, de ramos, da área foliar, do crescimento em altura e diâmetro, e da biomassa de folhas, caules eraízes, quando comparadas com o controle (p <0,05). O conteúdo de ácido ascórbico também foi reduzido nas plantas que permaneceram nestas áreas (p <0,05), indicando a ocorrência de estresse oxidativo. Houve um grande acúmulo de flúor nasfolhas das plantas mantidas em VM. Em comparação com as plantas que permaneceram na área de referência, as plantas expostas em VM apresentaram as concentrações mais altas de N, P, K e S, as mais baixas de 'CA', enquanto que as de 'MG' foramsemelhantes em todas as plantas. Assim, os indivíduos de T. pulchra que permaneceram em VM possuíram a maior contribuição percentual de nutrientes à biomassa foliar, mas a menor biomassa, indicando que essas plantas utilizaram seus nutrientes demodo ineficiente. As concentrações foliares de F e de N apresentaram correlações negativas com a fotossíntese líquida nos dois períodos de exposição, e a de S, no segundo. O aumento das concentrações foliares desses elementos pode explicar aredução da fotossíntese líquida, pois os coeficientes de determinação obtidos na análise de regressão são altos e significativos. Os resultados obtidos, principalmente aqueles relativos à redução de biomassa nas plantas expostas em VM.
  • Creation Date: 1999
  • Format: 93 p..
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait