skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio

Diniz, Caio Cesar Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2016-06-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio
  • Autor: Diniz, Caio Cesar Santos
  • Orientador: Giampaoli, Viviana
  • Assuntos: Ensino De Estatística; Ensino-Aprendizagem; Recursos Educacionais Abertos (Rea); Tecnologias Da Informação E Comunicação (Tic); Information And Communication Technologies (Ict); Open Educational Resources (Oer); Teaching Of Statistics; Teaching-Learning Process
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A evolução das tecnologias, junto com a expansão do uso da internet têm nos propiciado uma gama de ferramentas que podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem na Educação Básica. Em particular, no contexto do ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio pode-se verificar a existência de numerosa quantidade de recursos educacionais para tal. Portanto, o problema que está colocado para o professor diz respeito à seleção criteriosa destes recursos para a sua utilização em sala de aula. Nesse sentido, por meio deste trabalho esperamos contribuir para o avanço deste tema propondo diferentes critérios de análise. O conjunto de critérios estabelecido mostrou-se consistente e adequado para a análise do recurso investigado e, podemos concluir que dependendo da qualidade do recurso e como este será utilizado pelo professor em sala de aula, ele poderá representar uma efetiva contribuição para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. Por outro lado, corre-se o risco que se um recurso não é previamente analisado, ele poderá eventualmente favorecer o desenvolvimento de conceitos estatísticos incorretos, bem como agravar algumas das dificuldades que já se façam existentes na sua aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.45.2019.tde-24042019-221620
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2016-06-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.