skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Turismo sp: competências e recursos tecnológicos no desenvimento de um projeto de língua espanhola no Ensino Fundamental
Sbarai, Tiago Rodrigues
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-06-17
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Turismo sp: competências e recursos tecnológicos no desenvimento de um projeto de língua espanhola no Ensino Fundamental
Autor:
Sbarai, Tiago Rodrigues
Orientador:
Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'
Assuntos:
Tecnologias Educacionais
;
Metodologias Ativas
;
Ensino E Aprendizagem De Espanhol
;
Competências Do Século 21
;
Aprendizagem Com Base Em Projetos
;
Educational Technologies
;
Active Learning
;
Project Based Learning
;
Spanish Teaching-Learning
;
21st Century Competencies
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo deste trabalho é analisar de que forma a metodologia de ensino Aprendizagem com Base em Projetos (ABP) pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes competências do estudante de língua espanhola, mais especificamente aquelas selecionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), considerando a sua relação com os três domínios da aprendizagem: cognitivo, interpessoal e intrapessoal (HUBERMAN et. al., 2014). O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre os domínios da aprendizagem (HUBERMAN et. al., 2014), as metodologias ativas (MORAN, 2013; MATTAR, 2017), e, mais especificamente, a aprendizagem com base em projetos (HERNANDO CALVO, 2016; CONDLIFFE, 2016/2017). Para situar o objetivo da pesquisa junto às demandas educacionais e formativas do século XXI, refletimos sobre o perfil dos alunos, como eles aprendem e sua relação com o mundo digital (BRAGA, 2013; JENKINS, 2009; REIG, 2013). Com uma abordagem qualitativa-interpretativista do fenômeno estudado - o desenvolvimento de competências em situações de ensino e aprendizagem - as ações de pesquisa foram elaboradas junto aos alunos do 8ºano do Ensino Fundamental II de um colégio particular localizado no município de São Paulo, na disciplina de língua espanhola, em torno do desenvolvimento do projeto Turismo Sp. O projeto seguiu a sequência proposta por Hernando Calvo (2016) para a metodologia ABP. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa ação, segundo a qual as ações de pesquisa são concebidas pelo pesquisador (professor) em colaboração com os participantes (alunos), visando a resolução ou compreensão de um problema (THIOLLENT, 2009). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, registros das interações ocorridas em ambiente virtual de aprendizagem e chat, registros no guia didático do projeto e diário reflexivo do professor. A análise dos dados nos permite verificar que as etapas do projeto desenvolvido propiciam o exercício de competências dos três domínios de aprendizagem, com destaque para as competências relacionadas à Cultura Digital, Comunicação, Argumentação e Empatia e Cooperação.
DOI:
10.11606/D.8.2020.tde-21092020-202844
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2020-06-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript