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Eu, a árvore: educação ambiental e valores para sociedades sustentáveis

Zanquetta, Giovanna Alves De Paiva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ecologia de Agroecossistemas 2020-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Eu, a árvore: educação ambiental e valores para sociedades sustentáveis
  • Autor: Zanquetta, Giovanna Alves De Paiva
  • Orientador: Sorrentino, Marcos
  • Assuntos: Árvore; Educação Ambiental; Sociedades Sustentáveis; Valores Humanos; Environmental Education; Human Values; Sustainable Societies; Tree
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada ESALQ/CENA
  • Descrição: A Árvore, além de elemento biológico de importância indiscutível para a manutenção da vida no nosso planeta, é símbolo reconhecido nas mais variadas culturas, tradições religiosas e épocas, como elo de ligação entre o terreno e o celeste, como metáfora da busca pelo Bem Maior. Esse elemento que nos une a todos tem sido utilizado comumente nas artes e nas atividades e intervenções de Educação Ambiental. Nesse trabalho, propôs-se estudar o desenvolvimento de Valores para Sociedades Sustentáveis em intervenções de Educação Ambiental através da imagem da árvore. Além de revisão bibliográfica a respeito do tema, foram realizadas cinco oficinas com a temática da Árvore refletindo sobre Valores para Sociedades Sustentáveis em diversos contextos, públicos e ambientes, utilizando a linguagem artística. A primeira oficina foi realizada no Parque da Cidade de Jundiaí, para um público aberto, utilizando a linguagem da poesia; a segunda oficina foi realizada na Oca - Laboratório de Política e Educação Ambiental da ESALQ/USP - com um público de estudantes e pesquisadores do tema, utilizando a Sociopoética; a terceira oficina foi realizada em uma escola infantil da periferia do município de Jundiaí-SP, com as crianças, professores e funcionários, utilizando a linguagem do teatro; a quarta oficina foi realizada em uma aula de Psicologia da Educação para alunos da graduação da ESALQ/USP e também propôs a produção textual; e a quinta oficina foi realizada em uma transmissão online através da plataforma YouTube e propôs a produção artística das mais variadas formas, tendo resultado na produção de música, mosaico, desenho, fotografias e textos variados. A questão colocada antes e depois de cada uma das oficinas foi sobre quais são os valores necessários para a transição para Sociedades Sustentáveis. Outra questão que permeou o estudo foi se Intervenções de Educação Ambiental que utilizam a imagem da árvore podem auxiliar no desenvolvimento e manifestação de valores que contribuam para a formação de seres humanos mais aptos à construção de Sociedades Sustentáveis. Optou-se por não utilizar modelos de valores prontos, mas propor a construção de novas escalas de valores, já que o objetivo é a transição para Sociedades Sustentáveis, conceito que em si já sugere pluralidade e construção coletiva e participativa. A partir de referências encontradas que sugerem a reflexão com base em três partes distintas da árvore, sistematizou-se os valores em três modalidades complementares: valores de copa, valores de caule e valores de raiz. Entre os valores de copa estão os associados ao pensamento, ao conhecimento; entre os valores de caule estão os associados ao sentimento, às emoções e entre os valores de raiz estão os associados à atitude, à concretização. Esses três tipos de valores devem estar equilibrados entre si, como propõe o Movimento Transition Towns (TRANSITIONNETWORK, 2019) em um de seus Princípios, o equilíbrio cabeça-coração-mãos ou como sugere a filosofia chinesa (AD LUMEN, 2019) com o trinômio sabedoria-amor-coragem. Com relação à questão se intervenções de educação ambiental como estas podem ou não auxiliar no desenvolvimento e manifestação de valores que contribuam para a formação de seres humanos mais aptos à construção de Sociedades Sustentáveis, a maioria dos participantes relata ter saído das intervenções com a percepção de um \"bom encontro\", de partilha de sonhos, alegrias e histórias, que segundo Espinosa (2009) podem sim incrementar a potência de ação, a capacidade inclusive de criar novas realidades. A experiência em si já configura transição. Assim sendo, conclui-se que Intervenções de educação ambiental que utilizam a imagem da árvore podem auxiliar no desenvolvimento e manifestação de valores que contribuam para a formação de seres humanos mais aptos à construção de Sociedades Sustentáveis, desde que promovam \"bons encontros\".
  • DOI: 10.11606/T.91.2020.tde-19062020-120718
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ecologia de Agroecossistemas
  • Data de criação/publicação: 2020-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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