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Diagnóstico e análise de atividades relacionadas à educação ambiental em escolas públicas de São Paulo-SP e Blumenau-SC

Faht, Elen Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2011-04-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diagnóstico e análise de atividades relacionadas à educação ambiental em escolas públicas de São Paulo-SP e Blumenau-SC
  • Autor: Faht, Elen Cristina
  • Orientador: Sano, Paulo Takeo
  • Assuntos: Educação Ambiental; Educação Básica; Ensino De Ciências; Basic Education; Environmental Education; Science Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Educação Ambiental apresenta, atualmente, concepções sócio-ambientais que têm modificado a visão naturalista de meio ambiente e natureza, muito mais ligada quase exclusivamente a visão biológica da mesma. No ensino formal, sua prática educativa é capaz de influenciar a comunidade e os educandos, tornando-os críticos e co-responsáveis pela sua construção. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo verificar as atividades de Educação Ambiental que estavam sendo desenvolvidas em duas escolas públicas do estado de São Paulo e três escolas públicas de Santa Catarina. A partir de tais atividades, traçar um panorama de como estas acontecem e identificar quais concepções estão presentes nos professores e diretores envolvidos. A metodologia utilizada foi qualitativa, com aplicação de um questionário misto para levantamento prévio de idéias e aplicação do método de triangulação, com utilização de observação presencial, análise dos Planos Políticos Pedagógicos e entrevistas semi-estruturadas. Como resultados, encontramos as escolas com preocupações similares relacionadas à produção e ao destino de resíduos sólidos e produção de horta. Algumas mostraram atividades diferenciadas como a organização de uma praça junto a escola, a realização de um evento anual sobre meio ambiente e o desenvolvimento de oficinas com reaproveitamento de materiais diversos. Outro dado significativo e evidente, foi o de que a maioria dos professores são estimulados e apoiados pelos diretores, e vice-versa, no desenvolvimento das atividades relacionadas à Educação Ambiental. As concepções de Educação Ambiental encontradas nas falas dos professores e diretores também foram semelhantes e demonstram uma visão mais integrada a questões sociais, ambientais e educacionais.
  • DOI: 10.11606/D.81.2011.tde-15092011-120410
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2011-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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