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O desenvolvimento profissional do professor: o conceito geográfico de lugar

Boscolo, Dulcineia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-10-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O desenvolvimento profissional do professor: o conceito geográfico de lugar
  • Autor: Boscolo, Dulcineia
  • Orientador: Pontuschka, Nidia Nacib
  • Assuntos: Desenvolvimento Profissional; Lugar; Pesquisa Colaborativa; Collaborative Research; Place; Professional Development
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este trabalho investiga o desenvolvimento profissional do(a) professor(a) de Geografia e a apropriação do conceito de lugar. Entende-se que lugar é o campo das relações de força, onde ocorre a história e que o meio onde os alunos vivem é, para eles, a referência na perspectiva da compreensão do mundo e da sua transformação. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas no município de Santana de Parnaíba que, nas últimas décadas, apresenta um intenso dinamismo relacionado ao processo migratório, sendo área de expansão urbana da Região Metropolitana de São Paulo. A escolha das escolas foi devido a localizarem-se em lugares com diferentes características socioculturais e apresentarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) bem diverso. Teve base no método dialético segundo Henry Lefebvre (1969), em que o desafio é revelar o sentido das ações humanas, ao questionar todo pensamento, conhecimento, atitude e objetivo. Diante da complexa problemática da realidade em que se encontra a educação pública brasileira, devido, em geral, à péssima qualidade das escolas de Educação Básica, a pesquisa, inicialmente, se desenvolveu no Colégio Municipal Alfazema com a intenção de colaborar no desenvolvimento profissional dos professores. Realizou-se com os profissionais e não sobre eles, tomando-se o cuidado de não sobrepô-los e, assim, possibilitar a transformação da prática docente ao visar a um trabalho em equipe integrado com a comunidade escolar. Na continuidade, a pesquisa foi desenvolvida no Colégio Municipal Tulipa, para se compreender o reconhecimento do conceito de lugar no desenvolvimento profissional dos professores de Geografia. Considerou-se que, ao se estudarem os processos históricos, sociais, culturais e naturais do lugar, permite-se uma compreensão crítica do espaço geográfico, essencial para o conhecimento da realidade em que se localiza a escola e, assim, para a contextualização do conhecimento e o trabalho com a diversidade sociocultural dos alunos.
  • DOI: 10.11606/T.8.2019.tde-15032019-120436
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-10-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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