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Impacto da catarata congênita na sensibilidade ao contraste espacial de luminância em crianças

Martins, Cristiane Maria Gomes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2012-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto da catarata congênita na sensibilidade ao contraste espacial de luminância em crianças
  • Autor: Martins, Cristiane Maria Gomes
  • Orientador: Costa, Marcelo Fernandes da
  • Assuntos: Catarata (Congênito); Contraste; Psicofísica; Cataract (Congenital); Contrast Sensitivity; Psychophysics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A opacificação do cristalino presente ao nascimento ou nos primeiros meses de vida é denominada de Catarata Congênita (CC). As primeiras semanas de vida são importantes no desenvolvimento visual, já que há diferença significativa no desempenho visual de crianças que passaram pela cirurgia até seis semanas de vida (com melhor desempenho visual) em relação às crianças que realizaram a cirurgia após seis semanas de vida. Crianças que tiveram privação visual durante a primeira infância por catarata bilateral apresentam redução da visão espacial. O objetivo deste trabalho foi verificar o impacto na Função de Sensibilidade ao Contraste (FSC) em crianças de tratamento cirúrgico de Catarata Congênita, durante a fase de desenvolvimento visual. Foram avaliados três grupos: 11 crianças do grupo controle (média idade =6,83; DP=1,38), 9 crianças do grupo CC (média idade =6,87; DP=2,03) e 15 indivíduos adultos (média idade =27,63; DP=4,16). Foi utilizado o software Metropsis para avaliação da sensibilidade ao contraste de luminância de grade senoidal nas frequências espaciais de 0,2 cpg; 0,5 cpg; 1,0 cpg; 2,0 cpg; 4,2 cpg e 8,9 cpg e luminância média de 34,4 cd/m². Houve redução em toda a curva de sensibilidade ao contraste (SC) do grupo CC quando comparado ao grupo controle e não houve relação entre o tempo de privação e a redução da SC
  • DOI: 10.11606/D.47.2012.tde-15032013-105656
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2012-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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