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Política, ideologia e direitos humanos em Capitães da Areia: uma abordagem semiótica

Ribeiro, Leandro Lima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-12-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Política, ideologia e direitos humanos em Capitães da Areia: uma abordagem semiótica
  • Autor: Ribeiro, Leandro Lima
  • Orientador: Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim
  • Assuntos: Capitães Da Areia; Semiótica; Direitos Humanos; Jorge Amado; Ideologia; Ideology; Human Rights; Captains Of The Sand; Semiotics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Durante muito tempo, Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, permaneceu intocado no cenário acadêmico brasileiro, soterrado na indiferença ou na negação. Nesse sentido, há neste trabalho uma coragem implicada no que diz respeito ao objetivo de compreender, de maneira sistemática e abrangente, suas estruturas de significação. Mais ainda, mostra toda sua importância e potência ao pautar os Direitos Humanos de crianças e adolescentes em situação de rua como tema transversal. Para tanto, selecionamos um conjunto de textos em que se evidencia conflitos e situações de crise que se estabelecem entre os sujeitos marginalizados e a sociedade burguesa brasileira da década de 1930. Do ponto de vista teórico-metodológico, ancoramo-nos no escopo da semiótica discursiva francesa (ou greimasiana), de onde se privilegiou a problemática da ação, da manipulação, das paixões, da figurativização e da enunciação, sem deixar de considerar ainda os fatos de consciência (ideologia, identidade, diversidade etc.), em uma perspectiva transdisciplinar. Os resultados mostram que, do ponto de vista da organização narrativa, a exclusão como sanção pragmática se assenta na lógica de dupla estigmatização social, a invisibilidade e a (ultra)visibilidade, dos meninos em situação de rua que, por não se alinharem à ética deôntica prescritiva (dever-fazer) e por não cumprirem o contrato social, encontram na criminalidade e na violência urbana modos e condições de existência. Observamos, então, uma triagem da triagem operacionalizada pelo Estado Penal. Em relação à semântica passional, diagnosticamos uma progressão passional da qual emerge o recalcamento, a insatisfação, a decepção, a frustração e a cólera compulsiva na condução do autoextermínio do personagem Sem-Pernas. Nas encruzilhadas da figuratividade, por sua vez, mapeamos relações estéticas que configuram os regimes de constituição dos personagens, tematizam a luta de classe e concretizam os esquemas semionarrativos subjacentes. Além disso, chegamos a uma configuração discursiva \'exuzesca\', marcada por equivalências semânticas entre Exu e os Capitães da Areia. Tudo isso controlado por um narrador onisciente estrategista que tudo sabe, tudo vê e se mostra um exímio mediador que se empenha na humanização dos meninos em situação de rua, assim como mostra pontos de interseção e interpretações possíveis, cria ambiguidades e revela contradições discursivas. Um pouco mais além, podemos constatar que o romance amadiano é organizado em torno de um efeito discursivo específico: a adesão da incipiente sociedade proletária à causa político-partidária na década de 1930, época essa marcada por discursividades opostas, ebulições sociais e políticas. Em síntese, Capitães da Areia se encontra em descontinuidade com o projeto de identidade nacional construído através da literatura, uma vez que ultrapassa a noção \'cordial e democrática\' sobre a qual se projetou a sociedade brasileira.
  • DOI: 10.11606/D.8.2022.tde-08032023-121458
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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