skip to main content

Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo

Pinto, Ione Gisela Filipe

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 1973-05-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
  • Autor: Pinto, Ione Gisela Filipe
  • Orientador: Bastian, Ernestine Maurer
  • Assuntos: Educação Em Saúde; Enfermagem Em Saúde Pública; Professores; Not Available
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Elaboramos uma pesquisa descritiva, na qual a variável dependente é a percepção que o estudante tem sobre o professor de Enfermagem de Saúde Pública e a variável independente é o aluno, no fim do quarto ano de Enfermagem de Saúde PÚblica - nivel de graduação. Percepção foi usada neste estudo, significando um processo pelo qual o aluno interpreta a comunicação do professor. O instrumento de pesquisa, questionário, foi aplicado em setenta e sete estudantes (91,6 por cento da população), os quais selecionaram em cada escola os professores a serem percepcionados. Através de uma análise estatística, em termos quantitativos utilisando média e desvio padrão, e em termos qualitativos utilisando qui-quadrado de Cochran, qui-quadrado MacNemar e coeficiente de Yule, confirmamos - as quatro hipóteses formuladas, isto é: 1) foi possivel saber a percepção destes estudantes sobre os professores. 2) essa percepção foi discriminatória em relação às caracteristicas peculiares dos professores, 3) existe uma associação entre o conhecimento do professor sobre a matéria e o interesse no aluno por aprender, 4) os resultados de uma pesquisa como esta deverão ser utilizados quando é planejado o processo educativo. Mais resultados se encontraram simultaneamente pela associação de variáveis, sugerindo uma atitude favorável sobre a possibilidade dos estudantes de enfermagem em nivel de graduação darem a sua percepção sobre os seus professores. Finalnente, tentamos dar sugestões relacionadas com a utilização do instrumento de pesquisa, com as hipóteses e conclusões.
  • DOI: 10.11606/D.6.2020.tde-05052020-125046
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 1973-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.