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Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental

Rosa, Sandra Helena Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2017-10-25

Acesso online

  • Título:
    Educação Ambiental baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Médio e Fundamental
  • Autor: Rosa, Sandra Helena Da Silva
  • Orientador: Santos, Eduardo Ferro dos
  • Assuntos: Aprendizagem Baseada Em Projetos; Educação Ambiental; Metodologias Ativas De Ensino Aprendizagem; Active Learning Methodologies Learning; Environmental Education; Project-Based Learning
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Atualmente percebe-se que é necessário romper com os paradigmas do ensino tradicional, que muitas vezes vê o aluno como um receptor de informações. É preciso adotar novas práticas pedagógicas, que despertem o interesse de aprendizagem nos alunos. Este trabalho apresenta uma aplicação da (ABP) Aprendizagem Baseada em Projetos, uma metodologia ativa de ensino aprendizagem, que estimula o desenvolvimento de competências e desafios, onde os alunos se envolvem com problemas reais da sociedade, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. Alunos do Ensino Médio e Fundamental, de uma instituição pública de ensino, na cidade de Lorena/SP, são envolvidos na prática, buscando alternativas para o desenvolvimento de soluções. A aplicação da metodologia propôs a construção de uma solução para acabar com o desperdício de água, fazendo reuso desse recurso em ambiente escolar, integrando ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Desenvolvendo uma aprendizagem mais atraente e significativa. O método de pesquisa utilizado foi o de Pesquisa- ação, que utilizou de questionários estruturados e roteiros de observação. Ao mesmo tempo em que o pesquisador, interage com os alunos. Os resultados demonstraram que, a aplicação da ABP no ensino relacionado às áreas do saber: Física, Geografia, História, Arte, Língua Portuguesa e Matemática, permitiu grande envolvimento dos alunos ao trabalharem em grupos, respeitando opiniões diversas, gerando maior estímulo à criatividade na resolução de problemas reais e demonstrando indícios de argumentação científica. Permitiu também que as sugestões dos alunos fossem recebidas pela escola como projetos reais de aplicação, colaborando na redução de desperdícios hídricos e no consumo sustentável da instituição.
  • DOI: 10.11606/D.97.2018.tde-03122018-173247
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Data de criação/publicação: 2017-10-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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