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Self-como-contexto: categorização do uso do termo na literatura da Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e da Relational Frame Theory (RFT)

Dalgalarrondo, Gabriela Jacques De Moraes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2022-03-25

Acesso online

  • Título:
    Self-como-contexto: categorização do uso do termo na literatura da Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e da Relational Frame Theory (RFT)
  • Autor: Dalgalarrondo, Gabriela Jacques De Moraes
  • Orientador: Clemente, Claudia Kami Bastos Oshiro
  • Assuntos: Self-Como-Contexto; Rft; Revisão Integrativa; Moldura Relacional; Act; Relational Frame; Integrative Revision; Self-As-Context
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa, intitulada Self-como-contexto: Categorização do termo na literatura da ACT e RFT consiste em um trabalho teórico-conceitual que utiliza da metodologia de revisão integrativa para classificar usos do termo Self-como- contexto na literatura científica. Foram utilizadas as categorias processo, procedimento e estado para a classificação. Self-como-contexto é um termo intermediário, de relevância clínica e não produzido na pesquisa básica. Sua utilização dá-se no contexto da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) que são, respectivamente, um modelo de psicoterapia e uma teoria sobre a linguagem e cognição, intimamente relacionados e situados na tradição da análise do comportamento. O trabalho tem como objetivo clarificar os processos básicos envolvidos nos fenômenos contemplados pelo termo intermediário. Foram encontrados os seguintes resultados: 16% (n=4) dos trabalhos analisados utilizam o termo para descrever um processo; 20% (n=5) utilizam o termo enquanto um procedimento; e 64% (n=16) se referem a um estado em seu uso do termo. Em 54,5 % (n=12) dos trabalhos analisados não foi apresentada uma definição explícita do termo. Ao final do trabalho, foi proposta uma definição de self-como-contexto e sugeridos direcionamentos para que pesquisas futuras promovam precisão teórica e clareza para a aplicação eficaz do conceito
  • DOI: 10.11606/D.47.2022.tde-31052022-170930
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2022-03-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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