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Competências midiáticas docentes: um serviço de pesquisa e aprendizagem com professores(as) da educação infantil de Manaus

Tomchinsky, Julia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-12-15

Acesso online

  • Título:
    Competências midiáticas docentes: um serviço de pesquisa e aprendizagem com professores(as) da educação infantil de Manaus
  • Autor: Tomchinsky, Julia
  • Orientador: Arroio, Agnaldo
  • Assuntos: Letramento Midiático; Competências Midiáticas; Educação Infantil; Formação De Professores; Letramento Científico; Scientific Literacy; Media Skills; Media Literacy; Childhood Education; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho busca investigar de que forma as experiências formativas e as diretrizes curriculares interferem nas competências midiáticas de docentes para o desenvolvimento de práticas não presenciais que contribuam para o letramento científico na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica a fim de se compreender as orientações curriculares nacional e manauara para a abordagem da mídia e da ciência na primeira infância. O estudo também contemplou um serviço de pesquisa e aprendizagem comunitária, o qual foi concebido, implementado e avaliado em parceria com 27 professores(as) da Rede Municipal de Educação de Manaus. O levantamento de dados contou com a realização de dez entrevistas semiestruturadas junto às lideranças da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, do CMEI Fernando Trigueiro e da Sesame Workshop. Além disso, foram aplicados três formulários para se conhecer as competências midiáticas dos(as) professores(as) antes, durante e após a conclusão do serviço de pesquisa e aprendizagem comunitária. Também ocorreram oito grupos focais, nos quais os(as) docentes analisaram episódios da série Vila Sésamo Pequenas Aventureiras e, a partir desse exercício, conceberam, produziram e avaliaram 21 novos audiovisuais. Tais mídias foram distribuídas através do canal de Youtube da Caravana de Educação Infantil e do canal televisivo do Centro de Mídias do Amazonas, com o intuito de envolver as crianças em práticas pedagógicas remotas ao longo do segundo semestre de 2021. Os resultados revelam que a participação na pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de competências midiáticas entre os(as) docentes participantes, bem como para entender as mudanças ocorridas nos campos da comunicação e da educação nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, ao se conhecer mais sobre as trajetórias formativas e sobre as orientações curriculares oficiais, ficou evidente a necessidade de se investir em formação para ampliar os referenciais dos(as) professores(as) sobre letramento científico e mídia em favor de práticas que contribuam para uma leitura crítica do mundo junto às crianças. O estudo demonstra que os audiovisuais podem ser recursos valiosos para criar ecossistemas de comunicação e aprendizagem, envolvendo escolas e famílias, e motivar as crianças a explorar e investigar algumas das curiosidades científicas que atravessam suas experiências cotidianas. Tais colocações vêm a confirmar a ideia de que, além da escola, as mídias podem desempenhar um papel relevante no letramento científico das crianças.
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-19012023-110117
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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