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Ensino de técnicas anatômicas no curso de pós-graduação em anatomia

M. A. Cavalli C Biasi; J. W. V Faria; Ana Paula Cremasco Takano; R. S Bolina-Matos; C. C. B Oliveira; M. V Silva; A. R. M Bobna; P. O. R Mendonça; Sílvia de Campos Boldrini; Edson Aparecido Liberti; Encontro Internacional de Ensino em anatomia do ICB/USP=International Meeting of Anatomy Education of ICB/USP (2. 2011 São Paulo)

Journal of Morphology Science Chile v. 28, n. esp., p. 38 on-line, 2011

São Paulo 2011

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  • Título:
    Ensino de técnicas anatômicas no curso de pós-graduação em anatomia
  • Autor: M. A. Cavalli
  • C Biasi; J. W. V Faria; Ana Paula Cremasco Takano; R. S Bolina-Matos; C. C. B Oliveira; M. V Silva; A. R. M Bobna; P. O. R Mendonça; Sílvia de Campos Boldrini; Edson Aparecido Liberti; Encontro Internacional de Ensino em anatomia do ICB/USP=International Meeting of Anatomy Education of ICB/USP (2. 2011 São Paulo)
  • Assuntos: ANATOMIA (ESTUDO E ENSINO); ANATOMIA (TÉCNICAS); PÓS-GRADUAÇÃO
  • É parte de: Journal of Morphology Science Chile v. 28, n. esp., p. 38 on-line, 2011
  • Notas: Disponível em:
  • Notas Locais: on-line
  • Descrição: Todos os cursos superiores da área da Saúde têm em sua grade a Anatomia como disciplina obrigatória. Com a Expansão Universitária no Brasil (MEC/SESu, 2005), houve aumento do número de universidades e de cursos superiores e de pós-graduação no país destinados à área da Saúde. Este fato, associado com o consequente aumento do número de alunos inseridos nestes nichos educacionais, exige adequado suporte docente. Para que este último conduza o processo ensinoaprendizagem, necessita‑se, especificamente na Anatomia, de peças anatômicas para o estudo dos alunos. O docente, por sua vez, deve possuir conhecimento suficiente para conduzir os alunos ao estudo da Anatomia de maneira otimizada, sobretudo no que diz respeito à manipulação de cadáveres e de peças anatômicas. Deste modo, a formação de um professor no curso de pós‑graduação em Anatomia deve abranger, necessariamente, o conhecimento de técnicas anatômicas. O objetivo é salientar a importância da utilização de técnicas anatômicas como uma ferramenta metodológica para o ensino da Anatomia – um panorama do curso de Metodologia de Ensino em Avaliação Macroscópica da Morfologia Humana: Técnicas Anatômicas do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo no ano de 2010. Métodos e Resultados: O curso baseou-se na apreciação de uma coletânea de técnicas utilizadas na preparação de peças anatômicas para o ensino prático de Anatomia macroscópica.
    As técnicas discutidas e praticadas foram: fixação (em formol e método de Jores); osteotécnicas (maceração, clareamento e descalcificação); conservação sem imersão em líquido (métodos de Giacomini, Laskowski e Hochstetter); diafanização (métodos de Lundwall e Spalteholtz); injeção (com gelatina, neoprene, vinilite e massa de teichmann) e neurotécnicas como os métodos de Mulligan e de Klinger. Ao passo que as técnicas foram realizadas, os alunos dispuseram de cartilhas contend o o material utilizado e a metodologia realizada em cada uma das técnicas citadas. Tomadas fotográficas foram realizadas seguindo o passo-apasso das técnicas. No desenrolar dos trabalhos, desenvolveu-se discussões acerca dos temas praticados, de modo a vincular os eventos práticos com teoria aplicada. As osteotécnicas, a fixação e preservação facilitam sobremaneira o trabalho de professores e técnicos de laboratório. As angiotécnicas incrementam o ensino, a aprendizagem e a interpretação dos modernos exames utilizados nos hospitais, nos atos clínicos e cirúrgicos. O estudo das neurotécnicas permite interpretar tomografias e ressonâncias magnéticas. As diferentes técnicas abordadas fornecem as professores oportunidade de obterem material conservado de qualidade diferenciada para o ensino da Anatomia Humana. Conclusão: A realização de técnicas aplicadas ao estudo da Anatomia Humana constitui‑se ainda em uma ferramenta fundamental para a formação de professores e de profissionais que atuem direta ou indiretamente neste ramo da ciência.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 38.
  • Idioma: Português

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