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As práticas docentes e a questão religiosa: elementos de comparação entre Brasil e França

Abuhab Valente, Gabriela

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-06-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As práticas docentes e a questão religiosa: elementos de comparação entre Brasil e França
  • Autor: Abuhab Valente, Gabriela
  • Orientador: Setton, Maria da Graca Jacintho
  • Assuntos: Religião E Educação; Questão Religiosa; Sociologia; Prática Docente; Lógica Professoral; Laicidade; Escola Pública; Educação Comparada (Brasil E França); Sociologie De La Socialisation; École Publique; Religion Et Éducation; Pratique Enseignante; Éducation Comparée (Brésil E France); Sociologie Pragmatic
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as disposições e as lógicas de ação dos docentes quando se deparam com situações envolvendo a questão religiosa em dois países considerados laicos. Trata-se de uma pesquisa de doutorado de inspiração etnográfica que pretendeu desenvolver análises a partir de uma perspectiva de educação comparada. A pesquisa situa-se na área de Sociologia da Educação, privilegiando como aportes teóricos a sociologia da socialização e a sociologia pragmática. Com base nisso, analisamos as referências e argumentos disposicionais e os princípios de justiça na prática docente de professores/as brasileiros e franceses do Ensino Fundamental II (collège). Desta forma, as questões que motivam a pesquisa são: como os professores lidam com uma situação envolvendo a questão religiosa? Por que eles agem desta forma? Qual(ais) lógica(s) de ação são mobilizadas nas práticas docentes? Quais disposições contribuem à escolha da lógica de ação? Como as configurações sociais influenciam a prática religiosa no que concerne a questão religiosa? Existiriam diferenças na prática docente entre situações envolvendo a questão religiosas e outras situações escolares? Para responder estas questões, foram realizadas 36 entrevistas com docentes brasileiros e franceses e observações de campo em três escolas públicas (duas brasileiras e uma francesa). Na sociedade brasileira, a lógica liberal foi identificada nas práticas dos docentes brasileiros e a lógica cívica na França interpretadas como formas diferentes de garantir a laicidade. Quanto as disposições docentes mobilizadas, identificou-se disposições hibridas na prática dos professores brasileiros e disposições profissionais na atividade docente francesa. Por fim, constatou-se a existência de uma lógica de ação própria aos professores nos dois contextos sociais, chamada aqui de lógica professoral.
  • DOI: 10.11606/T.48.2019.tde-03102019-122606
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-06-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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