skip to main content

Encontros entre a tradição e o contemporâneo: um estudo da cultura material escolar do Festival de Artes Literárias (FAL), Palmeiras, BA, 2007-2013

Oliveira, Marta Rocha De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-03-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Encontros entre a tradição e o contemporâneo: um estudo da cultura material escolar do Festival de Artes Literárias (FAL), Palmeiras, BA, 2007-2013
  • Autor: Oliveira, Marta Rocha De
  • Orientador: Moraes, Dislane Zerbinatti
  • Assuntos: Cultura Escolar; Cultura Material Escolar; História Da Educação Na Bahia; Práticas De Leitura Literária; Patrimônio Histórico-Educacional; School Culture; Literary Reading Practices; History Of Education In Bahia; Historical Patrimony Educational; School Material Culture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Procurou-se, com esse estudo, documentar a cultura material e práticas escolares produzidas no entorno da montagem das edições do Festival de Artes Literárias (FAL) de Palmeiras, BA, 2007-2013. Na pesquisa, foram produzidas 5 entrevistas com professores e 4 com alunos, a recolha e organização de materiais didáticos e artísticos confeccionados para o Festival. Objetivou-se a identificação de fontes para a história das práticas escolares e consequentemente a valorização do patrimônio histórico-educacional. Almejou-se também investigar a origem do Festival por meio do estudo da cultura escolar (como reinvenção constante) e o problema crônico da desvalorização da memória. Assim, neste estudo discute-se a relevância da criação de arquivos escolares e da preservação da memória de modalidades de cultura escolar, a partir de algumas questões que o mobilizaram: O que é o Festival, como se originou? Quais as fases pelas quais ele passou? O que pensam os atores envolvidos nele? Quais materiais escolares foram produzidos? Quais relações foram estabelecidas entre professores e alunos e entre a escola e comunidade? O referencial teórico fundamenta-se em estudos sobre memória, cultura escolar e patrimônio histórico-educativo. O estudo permitiu compreender que o FAL, além de ser um projeto de estimulo à leitura literária e às artes, assume outras funções, pois são momentos privilegiados para a produção de saberes e construção de identidades de professores e alunos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2016.tde-06102016-141846
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-03-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.