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A identificação de jovens com altas habilidades: uma abordagem winnicottiana da criatividade

Ivo, Mauricio Ceroni

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2012-06-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A identificação de jovens com altas habilidades: uma abordagem winnicottiana da criatividade
  • Autor: Ivo, Mauricio Ceroni
  • Orientador: Motta, Ivonise Fernandes da
  • Assuntos: Altas Habilidades; Talentos; Criatividade; Espaco Potencial De Criatividade; Superdotacao; Potential Space Of Creativity; High Abilities; Giftedness; Creativity; Talents
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem por finalidade pesquisar a criatividade na identificacao e selecao de criancas e adolescentes portadores de altas habilidades, com carencia socioeconomica, em uma amostra de dez jovens. A superdotacao ou altas habilidades tem sido objeto de estudo sobretudo quanto aos aspectos cognitivos e necessidades educacionais. Existem dois tipos de superdotacao: uma academica ou escolar e outra criativo-produtiva ou talentosa. A superdotacao academica e representada por altos niveis de desempenho escolar, boa memoria, grande atividade intelectual, processamento de informacoes complexas, pensamento analitico, critico e logico. Por outro lado, a superdotacao criativo-produtiva estaria mais ligada a curiosidade, resolucao de problemas e caracteristicas do pensamento criativo como originalidade, fluencia e flexibilidade. O conceito de um individuo superdotado e associado a tres conjuntos de tracos: habilidade acima da media em alguma area do conhecimento; envolvimento com a tarefa (motivacao, perseveranca, concentracao) e criatividade (ideias diferentes, novos significados), podendo se destacar nas seguintes areas: academica, criatividade, lideranca, artistica, psicomotora e motivacao. O nao preenchimento das vagas ofertadas para bolsistas no Projeto legitima o questionamento se a causa e a valorizacao apenas do tipo de superdotacao academica em detrimento da criativo-produtiva; ao pesquisar a forma como a criatividade e abordada no processo de selecao e a importancia atribuida aos aspectos criativos demonstrados pelos candidatos, espera-se obter a explicacao para uma oferta de vagas maior do que o numero de selecionados, ainda que mil novecentos e noventa e sete candidatos tenham se candidatado ao processo.Os dados para a pesquisa sao coletados por intermedio do trabalho de uma equipe de psicologas que prestam servicos para uma Instituicao sem fins lucrativos com o proposito de selecionar individuos com altas habilidades. Analisar-se-a de que forma a consideracao do aspecto criativo desses jovens e avaliado no processo seletivo, tendo como parametros teoricos os conceitos para a criatividade de Winnicott, bem como autores que tratam da criatividade especificamente na superdotacao, como Renzulli e Reis. A maior parte das caracteristicas de individuos criativos, tais como autoconfianca e independencia, nao-conformismo, senso de humor, interesses esteticos, impulso para realizacao, desejo de descoberta e ordenacao, estao ligadas ao conceito de self verdadeiro e do seu gesto espontaneo, bem como ao desenvolvimento da area da transicionalidade, aquela que nao pertence a realidade objetiva nem a subjetiva. Apesar da criatividade ser avaliada como uma das competencias que definem o desempenho do candidato e, portanto, determinam seu ingresso no projeto, nao se prioriza na selecao desses jovens o aspecto criativo
  • DOI: 10.11606/D.47.2012.tde-22082012-112113
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2012-06-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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