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Bioética, construção de conhecimento e e-learning: novos desafios ao ensino da Bioética

Puplaksis, Nelita De Vecchio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2011-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Bioética, construção de conhecimento e e-learning: novos desafios ao ensino da Bioética
  • Autor: Puplaksis, Nelita De Vecchio
  • Orientador: Ramos, Dalton Luiz de Paula
  • Assuntos: Bioética; Ensino; Informática; Odontologia; Bioethics; Computers; Dentistry; Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A disciplina de Bioética é oferecida aos alunos de graduação da FOUSP no primeiro semestre do primeiro ano. De certo, a reflexão sobre dilemas éticos não termina com o fim da disciplina de Bioética, então, na tentativa de auxiliar o aluno na reflexão de dilemas a que venha enfrentar após ter cursado a disciplina de Bioética, planejou-se o desenvolvimento de um material didático, sem custos para os alunos, de fácil acesso, para que o aluno pudesse re-encontrar o conteúdo estudado na disciplina de Bioética durante todo o período de sua graduação. Atualmente, o uso da informática, de suas novas ferramentas eletrônicas e a diminuição do custo para a aquisição de computadores têm favorecido o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem na área da educação. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um conteúdo para o material didático eletrônico de Bioética, de modo que possa ser utilizado como material de apoio no processo de ensino-aprendizagem pelos alunos de graduação da FOUSP. Os textos elaborados sobre cada tema apresentado aos alunos foram formatados em páginas eletrônicas utilizando os programas FlashPageFlip e Photoshop CS4. O material produzido foi disponibilizado aos alunos em uma plataforma de ensino chamada Moodle. Como as informações sobre cada tema não se esgotam no texto elaborado para este material de estudos de apoio, ao final do texto de cada tema, há indicações de outras referências livros, sites, artigos, jornais, filmes. Essas indicações permitem que o aluno amplie o mapa de conhecimento, inicialmente delineado pelo professor, de acordo com sua necessidade pessoal. Buscou-se, em cada tema, apresentar uma contextualização do assunto - com informações sobre dados estatísticos, situação no Brasil e no mundo, contexto social e histórico, etc - identificar as principais questões éticas envolvidas e os diferentes argumentos, os valores envolvidos e os possíveis conflitos entre eles. Para uma primeira avaliação, foi utilizado um questionário semi-estruturado com perguntas fechadas e perguntas abertas. Foram convidados 140 alunos convidados para participar da pesquisa e 62,85% responderam ao questionário. Os resultados foram avaliados por cálculo de estatística simples e as perguntas abertas serviram para receber sugestões dos usuários para possíveis melhorias futuras. Concluímos que mesmo com todas as vantagens que os recursos virtuais podem oferecer ao ensino da Bioética, tais recursos ainda não são capazes de substituir o principal elemento do ensino: as vivências com o outro. Estas só poderão ser transformadas em experiências humanas quando lhes atribuímos um significado baseado em juízos de valores. O material de estudos de apoio eletrônico produzido foi tido como satisfatório pelos alunos/usuários enquanto auxílio nos estudos de temáticas bioéticas. Dentre as sugestões de melhorias estão a possibilidade de maior interações entre professor e aluno propiciadas por essas redes.
  • DOI: 10.11606/T.23.2011.tde-06032012-162522
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2011-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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