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Virtualidade das organizações e a percepção de desempenho dos gestores: um estudo quantitativo em empresas de manufatura

Mattos, Cláudia Aparecida De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2010-12-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Virtualidade das organizações e a percepção de desempenho dos gestores: um estudo quantitativo em empresas de manufatura
  • Autor: Mattos, Cláudia Aparecida De
  • Orientador: Laurindo, Fernando José Barbin
  • Assuntos: Tecnologia Da Informação (Administração; Desempenho); Information Technology; Performance; Virtual Organizations; Virtuality
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As novas tecnologias estão mudando a forma como as empresas operam, através da virtualização dos processos de negócios, da integração da cadeia de fornecedores e da interação com o cliente. Ao permitir a conexão de processos e a interoperação de sistemas, a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se um instrumento essencial nessa transformação, otimizando estruturas existentes e apoiando novas estruturas organizacionais. Nesse cenário, em face do desenvolvimento tecnológico, aplicar características virtuais surge como um meio de as empresas se diferenciarem e criarem valor para seu negócio. Assim, o objetivo geral da pesquisa consistiu em estabelecer um entendimento da virtualidade como um construto mensurável e trabalhar a relação entre virtualidade e percepção de desempenho por parte dos gestores, sendo o foco do estudo as empresas do setor de manufatura. Nesse contexto, o ponto primordial do trabalho foi identificar as dimensões e variáveis relacionadas à virtualidade das organizações e estabelecer uma relação causal com medidas de percepção sobre os indicadores de desempenho tanto operacional quanto financeiro das empresas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, aplicou-se o método qualitativo combinado com o método quantitativo. Em conclusão, este estudo tem as seguintes contribuições gerenciais. Fundamentalmente, evidencia empiricamente um modelo tridimensional para explicar a virtualidade de uma organização, assim como um meio para avaliar o sincronismo no processo de virtualização de uma organização. Outro ponto importante é que o estudo orienta a respeito da necessidade de uma integração interna bem estruturada, com um banco de dados único e com aplicativos que tornam possível a transmissão, a integração e o processamento de dados originários de fornecedores e clientes.Destaca-se também em termos de contribuição deste trabalho a abordagem em torno das características virtuais que as empresas estão aplicando em suas operações, refletindo as suas escolhas conforme a estratégia adotada e o impacto no desempenho organizacional.
  • DOI: 10.11606/T.3.2010.tde-04042023-151129
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2010-12-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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