skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Disfagia e tétano caracterização fonoaudiológica de pacientes em UTI

Laura Davison Mangilli Claudia Regina Furquim de Andrade; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão, SP)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2008

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Disfagia e tétano caracterização fonoaudiológica de pacientes em UTI
  • Autor: Laura Davison Mangilli
  • Claudia Regina Furquim de Andrade; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão, SP)
  • Orientador: Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Assuntos: TÉTANO (TERAPIA); PACIENTES INTERNADOS; TRANSTORNOS DA DEGLUTIÇÃO; RESUMOS (EVENTOS)
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: A Bibliotecada FM: possui o material impresso
  • Descrição: Alterações na musculatura facial e/ou cervical são alguns dos primeiros sintomas encontrados nos pacientes com quadro clínico de tétano. No entanto, a atuação fonoaudiológica como área de conhecimento que contribua para o restabelecimento do paciente com esse quadro clínico não é citada na literatura pesquisada. O objetivo deste estudo foi caracterizar a atividade muscular e as funções orofaciais em pacientes com diagnóstico clínico de tétano internados em Unidades de Terapia Intensiva. Participaram deste estudo 13 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com diagnóstico clínico de tétano, no período de dezembro de 2005 a maio de 2007. A idade dos pacientes variou de 36 a 85 anos, com média de 53,69 anos, sendo 1 do gênero feminino e 12 do masculino. Os pacientes foram encaminhados para avaliação fonoaudiológica quando se encontravam em fase de convalescença e para esta foram utilizados dados contidos nos prontuários dos pacientes e um protocolo específico de avaliação da disfagia. Este protocolo se divide em duas seções – Exame das funções oromotoras e Testes clínicos da deglutição. Todos os participantes foram intubados, traqueostomizados, fizeram uso de sedação, de vias alternativas de alimentação e de ventilação mecânica. A maioria dos aspectos avaliados foi considerada prioritariamente alterada.
    O fator clínico Reflexo de GAG e a etapa de elevação laríngea do teste clínico de deglutição de água encontraram-se alterados em todos os participantes que puderam ser avaliados. Os fatores clínicos movimento da língua e presença de tosse e/ou mudança vocal foram os aspectos que se relacionaram quando se comparou as duas etapas da avaliação. Os fatores clínicos mobilidade de língua, qualidade vocal e funções motoras da fala apresentaram predomínio de um tipo de alteração. Os resultados do estudo permitiram a comprovação das alterações miofuncionais orofaciais já elencadas na literatura sobre o paciente com quadro clínico de tétano, assim como o levantamento de novas caracterizações pertinentes ao Sistema Estomatognático realizado por profissionais com expertise na área. O estudo permitiu uma melhor e maior possibilidade de direcionamento da avaliação e tratamento deste grupo de pacientes, promovendo a divulgação de um material inicial que associe os sintomas e sinais clínicos por meio de processo de avaliação clínica padronizada
  • DOI: 10.11606/D.5.2008.tde-22082008-172253
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 785.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.