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Análise comportamental de recém-nascidos pré-termos incluídos em um programa de estimulação tátil-cinestésica durante a internação hospitalar

Andréia Menandro Ferreira Niélsy Helena Puglia Bergamasco

2005

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T RJ251 F383a e.1 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise comportamental de recém-nascidos pré-termos incluídos em um programa de estimulação tátil-cinestésica durante a internação hospitalar
  • Autor: Andréia Menandro Ferreira
  • Niélsy Helena Puglia Bergamasco
  • Assuntos: RECÉM-NASCIDO; ESTIMULAÇÃO; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Objetivos: verificar a eficácia quantitativa e qualitativa da estimulação tátil-cinestésica sobre a evolução do padrão comportamental e clínico de RNPT sujeitos a um programa de estimulação tátil-cinestésica, durante o período de internação hospitalar. Metodologia: a amostra constituída de 32 RNPT com peso ao nascimento inferior a 2500 gramas, clinicamente estáveis e destituídos de asfixia perinatal importante (Apgar no 5° minuto igual ou superior a 6) foi dividida em 16 RN do grupo controle (GC) e 16 do grupo experimental (GE) participantes da intervenção tátil-cinestésica. Os dados da evolução clínica (ganho de peso diário e dias de internação hospitalar) foram obtidos a partir dos registros hospitalares enquanto os da avaliação comportamental por meio da observação de filmagens semanais (8 minutos cada), desde a inclusão do bebê na amostra até a alta hospitalar. A avaliação comportamental foi elaborada tomando-se por base alguns tópicos considerados mais importantes para a análise do comportamento de RNPT, tais como os aspectos autônomo, motor, dos estados de consciência e de atenção-interação. A fim de uma análise comportamental mais completa, os dados foram primeiro comparados em conjunto através de todas as idades cronológicas avaliadas para o GC e para o GE; e a seguir, por meio de intervalos predefinidos de idades pós-conceptuais (I - 31 a 33 sem. 617, II - 34 a 36 sem. 617, e III - 37 a 39 sem. 617). Para a análise estatística foi
    aplicado o teste paramétrico de igualdade de duas proporções para as variáveis qualitativas da amostra, e o teste não paramétrico de Mann Whitney para os dados quantitativos, sendo adotado um intervalo de confiança de 95%. Resultados: ambos os grupos avaliados não demonstraram divergências quanto as suas características amostrais; enquanto as variáveis clínicas apresentaram somente uma tendência não significativa de redução no tempo de internação hospitalar e aumento do ganho de peso diário para os RNPT do GE. Já na avaliação comportamental conjunta das idades cronológicas, houve predominância de comportamentos auto-organizados dentre os sujeitos do GE (respiração regular, tônus equilibrado, posturas mistas, movimentação voluntária coordenada, movimentos de mão na face, sucção, preensão, apoio, e estado de alerta) em comparação ao controle. Por fim, a análise comparativa das idades pós-conceptuais divididas em intervalos revelou melhoras, principalmente quanto ao padrão motor (tônus equilibrado, posturas mistas ou em flexão e movimentação voluntária coordenada), em todos os três períodos; e a obtenção de respiração regular para as fases I e II do GE. Conclusão: a estimulação tátil-cinestésica se destacou como método eficiente de intervenção, durante o período de internação hospitalar, devido às melhoras comportamentais observadas, principalmente quanto ao aspecto motor, à auto-organização e regulação dos comportamentos de crianças prematuras
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 115 p + anexo.
  • Idioma: Português

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