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Docência na educação superior pública e privada um estudo com professores de Porto Velho

Luis Alberto Lourenço de Matos Paulo Albertini

2005

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB2321 M425d e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Docência na educação superior pública e privada um estudo com professores de Porto Velho
  • Autor: Luis Alberto Lourenço de Matos
  • Paulo Albertini
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; DESEMPENHO DO PROFESSOR; POLÍTICA EDUCACIONAL; UNIVERSIDADE; NEOLIBERALISMO
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado)- Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Descrição: No campo da educação a presença marcante do pensamento neoliberal na configuração do Estado brasileiro, principalmente a partir dos anos 1990, tem influenciado, de forma decisiva, o dia-a-dia do exercício profissional do professor e, mais especificamente, do docente da educação superior. Com o objetivo de identificar as características do trabalho docente realizado na educação superior pública e privada de Porto Velho e comparar - o trabalho desenvolvido nesses dois setores, entrevistou-se dez professores universitários (cinco da instituição pública e cinco dos estabelecimentos privados). O material coletado foi analisado a partir da técnica de análise de conteúdo. As principais conclusões indicaram que na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) os professores estão submetidos a um processo de precarização das suas condições de, trabalho, apresentam sentimentos paradoxais em relação à docência, os conflitos tendem a ocorrer nas relações com os pares, estão incorporando a lógica mercantil e, apesar do regime de dedicação exclusiva, têm buscado diversas formas de complementação salarial. Nas instituições particulares, a preocupação central reside no ensino voltado para o mercado, com pouca pesquisa e extensão, os professores mantém mais de um vínculo empregatício, os conflitos tendem a ocorrer na relação com a direção dos estabelecimentos, a falta de apoio institucional à qualificação profissional é o principal problema manifestado pelos
    docentes e o aluno é foco de uma série de preocupações numa relação cliente-empresa. De modo geral, tanto a UNIR quanto as instituições privadas são afetadas pelas políticas educacionais implantadas e o trabalho docente, dado a diminuição de autonomia e de prestígio social está num processo de crescente proletarização. Constatou-se, também, que os professores entrevistados, de modo geral, estão lançando mão de estratégias de sobrevivência frente a uma realidade maior de "encolhimento" do Estado. Com isso, muitas vezes, acabam por se auto-responsabilizar pelos problemas que afetam o seu cotidiano laboral. Tal orientação tem acarretado um arrefecimento no envolvimento com os movimentos coletivos e, também, uma busca desesperada por soluções individuais
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 260 p.
  • Idioma: Português

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