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PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES DE FEIRAS ORGÂNICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP)

Gonçalves, Kleber Spíndola ; do Nascimento, Ana Paula Branco ; Aquino, Simone ; Ribeiro, Andreza Portella ; Vils, Leonardo ; Ferreira, Mauricio Lamano

Revista em agronegócio e meio ambiente, 2019-07, Vol.12 (3), p.1081-1102

Maringá: Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, Núcleo de Editoração e Pesquisa

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  • Título:
    PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES DE FEIRAS ORGÂNICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP)
  • Autor: Gonçalves, Kleber Spíndola ; do Nascimento, Ana Paula Branco ; Aquino, Simone ; Ribeiro, Andreza Portella ; Vils, Leonardo ; Ferreira, Mauricio Lamano
  • Assuntos: Agriculture ; Agrochemicals ; Commercialization ; Consumer attitudes ; Consumers ; Food chains ; Food safety ; Genetic modification ; Hormones ; Marketing ; Menopause ; Natural & organic foods ; Organic chemistry ; Organic farming ; Perception ; Regulators ; Seeds ; Social values ; Supermarkets ; Sustainability ; Traditional farming ; Variance analysis
  • É parte de: Revista em agronegócio e meio ambiente, 2019-07, Vol.12 (3), p.1081-1102
  • Descrição: A agricultura convencional emprega agrotóxicos e o uso excessivo destes produtos causa danos para a saúde e o meio ambiente. A agricultura orgánica diferentemente da agricultura convencional nao faz uso de produtos químicos tóxicos, fitorreguladores (hormônios vegetáis sintéticos) e sementes genéticamente modificadas, oferecendo alimentos para um novo consumidor, interessado em uma produção baseada na sustentabilidade, sem emprego de agrotóxicos, mais natural e ainda com valores sociais e agregados a origem e segurança dos alimentos, visto que o sistema da agricultura orgánica se inicia do preparo do solo até a fase de comercialização. Verifica-se um mercado diferenciado em crescimento e com grande perspectiva de crescimento e, devido a isso, objetivou-se analisar a percepção de consumidores de produtos orgánicos sobre quais as razões da aquisição em feiras orgánicas. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de entrevista, com aplicação de um roteiro semiestruturado em escala Likert. A maioria dos consumidores escolhem produtos orgánicos pelos beneficios a saúde, mas 90,5% percebem que consumir alimentos orgánicos traz benefícios para o meio ambiente. Os consumidores tem preferencia por feiras livres, quando comparados aos alimentos orgánicos oferecidos em supermercados, tanto por conta da qualidade quanto do preço. Por meio de análise de variância (ANOVA) foi verificada a existencia de diferenças de percepção por genero, faixa etária e escolaridade. Compreender a percepção de consumidores neste mercado em ascensao contribui também para o marketing verde, na cadeia de alimentos orgánicos.
  • Editor: Maringá: Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, Núcleo de Editoração e Pesquisa
  • Idioma: Português

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