skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE REMOTE TEACHING OF MATHEMATICS AND LEARNING OF THE AFFINE FUNCTION ACCORDING TO RAYMOND DUVAL: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW/O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DA MATEMATICA E APRENDIZAGEM DA FUNCAO AFIM, SEGUNDO RAYMOND DUVAL: REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA/EL USO DE LAS TECNOLOGIAS DIGITALES EN LA ENSENANZA A DISTANCIA DE LAS MATEMATICAS Y EL APRENDIZAJE DE LA FUNCION AFIN SEGUN RAYMOND DUVAL: UNA REVISION SISTEMATICA DE LA LITERATURA

De Oliveira, Elizabete Gomes ; Brandt, Celia Finck

Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2022-01, Vol.18 (39)

Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN THE REMOTE TEACHING OF MATHEMATICS AND LEARNING OF THE AFFINE FUNCTION ACCORDING TO RAYMOND DUVAL: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW/O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DA MATEMATICA E APRENDIZAGEM DA FUNCAO AFIM, SEGUNDO RAYMOND DUVAL: REVISAO SISTEMATICA DA LITERATURA/EL USO DE LAS TECNOLOGIAS DIGITALES EN LA ENSENANZA A DISTANCIA DE LAS MATEMATICAS Y EL APRENDIZAJE DE LA FUNCION AFIN SEGUN RAYMOND DUVAL: UNA REVISION SISTEMATICA DE LA LITERATURA
  • Autor: De Oliveira, Elizabete Gomes ; Brandt, Celia Finck
  • Assuntos: Digital libraries ; Distance education ; Educational technology ; Study and teaching ; Surveys
  • É parte de: Revista brasileira de pós-graduação : RBPG, 2022-01, Vol.18 (39)
  • Descrição: This article presents a systematic review of the literature with the objective of identifying, in the scope of the academic productions, expressed in theses and dissertations, studies that approach the use of digital technologies in the remote teaching of mathematics, considering the teaching and learning of the affine function in the light of Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers. The study consists of a qualitative research approach, which uses bibliographic research as procedure. The data survey covered the Digital Library of Theses and Dissertations--BDTD and the Catalogue of Theses and Dissertations of the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES). Among the papers found, eleven met the inclusion and exclusion criteria, integrating the corpus of the research. After analysis, the texts were grouped into three categories: I--Proposal for implementation of the Remote Teaching of mathematics; II--Technological resources used in remote classes of mathematics; and III--Theory of Semiotic Representation Registers/Learning of the affine function. The results show that during the pandemic, the technological resources enabled the teaching and learning of mathematics in Basic Education. The analyses also point out the relevance of working the conversions between the registers of graphical and algebraic representation for the learning of the affine function, as well as the contributions of the use of the theory of Semiotic Representation Registers, combined with technologies for the teaching-learning process of functions and the affine function. Keywords: Remote learning. Digital technologies. Affine function. Semiotic representation registers theory. Este artigo apresenta uma revisao sistematica da literatura, com o objetivo de identificar, no ambito das producoes academicas expressas em teses e dissertacoes, estudos que abordam o uso das tecnologias digitais no ensino remoto da matematica, considerando o ensino-aprendizagem da funcao afim a luz da Teoria dos Registros de Representacao Semiotica de Raymond Duval. O estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimento uma pesquisa bibliografica. O levantamento dos dados abrangeu a Biblioteca Digital de Teses e Dissertacoes (BDTD) e o Catalogo de Teses e Dissertacoes da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES). Dentre os trabalhos encontrados, onze atenderam aos criterios de inclusao e exclusao, integrando o corpus da pesquisa. Apos analise, os textos foram agrupados em tres categorias: I--Proposta de implementacao do Ensino Remoto da matematica; II--Recursos tecnologicos usados nas aulas remotas de matematica; e III--Teoria dos Registros de Representacao Semiotica/Ensino-aprendizagem da funcao afim. Os resultados evidenciam que, durante a pandemia, os recursos tecnologicos possibilitaram o ensino-aprendizagem da matematica na Educacao Basica. As analises apontam tambem a relevancia de trabalhar as conversoes entre os registros de representacao grafica e algebrica para a aprendizagem da funcao afim, assim como as contribuicoes da utilizacao da Teoria dos Registros de Representacoes Semiotica, aliadas as tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem de funcoes e da funcao afim. Palavras-chave: Ensino remoto. Tecnologias digitais. Funcao afim. Teoria dos registros de representacao semiotica. Este articulo presenta una revision sistematica de la literatura con el objetivo de identificar, en el ambito de las producciones academicas expresadas en tesis y tesinas, estudios que aborden el uso de las tecnologias digitales en la ensenanza a distancia de las matematicas, considerando la ensenanza y aprendizaje de la funcion afin a la luz de la Teoria de los Registros de Representacion Semiotica de Raymond Duval. El estudio consiste en un enfoque de investigacion cualitativa, que utiliza como procedimiento una investigacion bibliografica. El relevamiento de datos abarco la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones--BDTD y el Catalogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinacion para el Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior (CAPES). Entre los articulos encontrados, once cumplian los criterios de inclusion y exclusion que integraban el corpus de la investigacion. Tras el analisis, los textos se agruparon en tres categorias: I--Propuesta de implantacion de la Ensenanza a Distancia de las matematicas; II--Recursos tecnologicos utilizados en las clases a distancia de matematicas; y III--Teoria de los Registros de Representacion Semiotica/Aprendizaje de la funcion afin. Los resultados muestran que durante la pandemia los recursos tecnologicos permitieron la ensenanza y el aprendizaje de las matematicas en la Educacion Basica. Los analisis tambien senalan la relevancia de trabajar las conversiones entre los registros de representacion grafica y algebraica para el aprendizaje de la funcion afin, asi como las aportaciones del uso de la teoria de los Registros de Representacion Semiotica, combinada con las tecnologias para el proceso de ensenanza-aprendizaje de las funciones y la funcion afin. Palabras clave: Aprendizaje a distancia. Tecnologias digitales. Funcion afin. Teoria de los registros de representacion semiotica.
  • Editor: Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.