skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Impact of socioeconomic variables on Enem performance: a spatial and sociologic analysis/Impacto das variaveis socioeconomicas no desempenho do Enem: uma analise espacial e sociologica/Impacto de las variables socioeconomicas en el desempeno del Enem: un analisis espacial y sociologico

Melo, Rafael Oliveira ; de Freitas, Anne Caroline ; de Rezende Francisco, Eduardo ; Motokane, Marcelo Tadeu

Revista de administração pública (Rio de Janeiro), 2021-11, Vol.55 (6), p.1271 [Periódico revisado por pares]

Fundacao Getulio Vargas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Impact of socioeconomic variables on Enem performance: a spatial and sociologic analysis/Impacto das variaveis socioeconomicas no desempenho do Enem: uma analise espacial e sociologica/Impacto de las variables socioeconomicas en el desempeno del Enem: un analisis espacial y sociologico
  • Autor: Melo, Rafael Oliveira ; de Freitas, Anne Caroline ; de Rezende Francisco, Eduardo ; Motokane, Marcelo Tadeu
  • É parte de: Revista de administração pública (Rio de Janeiro), 2021-11, Vol.55 (6), p.1271
  • Descrição: This study aims to identify variables with the highest impact on students' performance in the National Exam of High School (Enem), per municipality. The research adopted the educational sociology perspective and used spatial statistics to analyze the dynamics of territorial influence. We analyzed Enem 2018, measuring the degree of importance of each category of variables for the average and variance of students' grades in the exam --which is separated in an essay and an objective test--and used statistical modeling and geospatial analysis, such as linear and spatial regressions. The results indicate that, for the objective test, variables like percentage of students with scholarship, income, race, schooling, and education level of students' mothers are relevant to students' performance and dispersion of grades in each municipality. For the essay, variables were similar to the objective test but with less impact on the average and variance of the grades. This explicative factor increases when a spatial component is introduced in the model for the essay grades, indicating that there are other regional factors, besides socioeconomics, impacting the performance and dispersion per municipality. The results reinforce the sociological studies on education since the socioeconomic disparities reflected in the students' performance stand out, which are also pointed out by Bourdieu (1998, 2008, 2009) in his studies of the fundamentals of school productivity of inequalities. Studies with this integrated perspective are relevant to understand the influence of municipalities' location, evidencing specific gaps and, consequently, directing and influencing public actions to overcome inequalities. Keywords: Enem; sociology; educational performance; statistical analysis; spatial regression. O objetivo deste trabalho e identificar variaveis com maior impacto no desempenho dos municipios no Exame Nacional do Ensino Medio (Enem), tanto para a prova objetiva quanto para a redacao, com base em tecnicas de estatistica espacial, que permite analisar a dinamica da influencia territorial, e da perspectiva da sociologia da educacao. Pretende-se mensurar o grau de importancia de cada categoria de variaveis para a media e a variancia das notas do Enem. Para isso, utilizam-se modelos estatisticos e geoespaciais, como regressao linear multipla e regressao espacial, a partir do Enem de 2018. Para a prova objetiva, variaveis como o percentual de estudantes com bolsa, renda, raca, escolaridade e nivel instrucional da mae sao fatores relevantes para o desempenho e a dispersao das notas dos estudantes de cada municipio. Para a redacao, as variaveis sao similares as da prova objetiva, mas com menor impacto na media e na dispersao das notas. Esse fator explicativo aumenta quando introduzimos um componente espacial no modelo para as notas de redacao, indicando que outros fatores regionais, diferentes dos socioeconomicos, impactam o desempenho e a dispersao dos municipios. Os resultados reforcam os estudos da sociologia da educacao, ao destacarem as disparidades socioeconomicas refletidas no desempenho estudantil, fundamentos da reproducao escolar das desigualdades mencionadas por Bourdieu (1998, 2008, 2009). Estudos com essa perspectiva integrada sao relevantes para o entendimento da influencia no nivel da localidade dos municipios, podendo evidenciar lacunas especificas, direcionando e influenciando acoes publicas visando a superacao das desigualdades. Palavras-chave: Enem; sociologia; desempenho educacional; analise estatistica; regressao espacial. El objetivo de este trabajo es identificar variables con mayor impacto en el desempeno de los municipios en el Examen Nacional de Ensenanza Media (Enem), tanto para la prueba objetiva como para la prueba de redaccion, a partir de tecnicas de estadistica espacial que permiten analizar la dinamica de la influencia territorial, y de la perspectiva de la sociologia educacional. Pretendemos medir el grado de importancia de cada categoria de variables para la media y varianza de la puntuacion del Enem. A tal fin, utilizamos modelos estadisticos y analisis geoespaciales, como regresion lineal y espacial, a partir del Enem 2018. Los resultados muestran que, para la prueba objetiva del Enem, variables como el porcentaje de alumnos becarios, renta, raza, escolaridad y nivel de instruccion de las madres son factores relevantes para el desempeno y dispersion de las notas de los estudiantes en cada municipio. Para el desempeno en redaccion, las variables son similares a las de la prueba objetiva, no obstante, con menor impacto en la media y dispersion de la puntuacion. Cuando se introduce un componente espacial en el modelo de puntuacion de redaccion, el factor explicativo aumenta, senalando que existen otros criterios regionales, distintos a los socioeconomicos, que impactan sobre el desempeno y dispersion de los municipios. Los resultados refuerzan los estudios de la sociologia de la educacion, ya que subrayan las disparidades socioeconomicas reflejadas en el desempeno de los estudiantes, que son fundamentos de la reproduccion escolar de las desigualdades analizadas por Bourdieu (1998, 2008, 2009). Las investigaciones con esta perspectiva integrada son relevantes para la comprension de la influencia en la regionalidad de los municipios, pudiendo revelar brechas especificas y, en consecuencia, dirigir e incidir en acciones publicas orientadas a la superacion de desigualdades. Palabras clave: Enem; sociologia; desempeno educativo; analisis estadistico; regresion.
  • Editor: Fundacao Getulio Vargas
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.