skip to main content

Modelagem Matemática: uma análise do conhecimento matemático para o ensino

Bisogin, Eleni ; Bisognin, Vanilde

Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2021-03, Vol.12 (2), p.1-19

Universidade Cruzeiro do Sul, Ensino de Ciências e Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Modelagem Matemática: uma análise do conhecimento matemático para o ensino
  • Autor: Bisogin, Eleni ; Bisognin, Vanilde
  • Assuntos: Conhecimento Matemático para o Ensino ; Formação Continuada de Professores ; Modelagem Matemática
  • É parte de: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2021-03, Vol.12 (2), p.1-19
  • Descrição: Neste artigo, são relatados resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida sobre conhecimentos necessários a um professor para ensinar Matemática. Para tanto, realizou-se uma atividade com professores em formação continuada, matriculados em um curso de Mestrado em Ensino de Matemática, para verificar se há indícios da construção de tais conhecimentos, usando a estratégia da Modelagem Matemática. Para analisar se essa estratégia favorece a construção de conhecimentos necessários para o ensino, elencamos categorias de análise e respectivos indicadores seguindo o modelo teórico de Deborah Ball e colaboradores. O levantamento de dados foi feito por meio das produções escritas dos professores, das gravações em áudio e de uma entrevista feita ao final do desenvolvimento da atividade. Dos resultados analisados, pode-se inferir que há indícios de que essa estratégia de ensino favorece a construção tanto de conhecimentos comum e especializado do conteúdo, quanto de conhecimentos do ensino e dos alunos, todos necessários para ensinar Matemática.
  • Editor: Universidade Cruzeiro do Sul, Ensino de Ciências e Matemática
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.