skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo

Gomes, Aline Morais Mizutani ; Piccirillo, Debora ; Theodoro, Renan ; Komatsu, André Vilela

Pro-posições, 2024-04, Vol.35 [Periódico revisado por pares]

UNICAMP - Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo
  • Autor: Gomes, Aline Morais Mizutani ; Piccirillo, Debora ; Theodoro, Renan ; Komatsu, André Vilela
  • Assuntos: adolescente ; autoridade docente ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; socialização ; violência escolar ; vitimização
  • É parte de: Pro-posições, 2024-04, Vol.35
  • Descrição: Resumo Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos.
  • Editor: UNICAMP - Faculdade de Educação
  • Idioma: Português;Alemão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.