skip to main content

Julgamento de distâncias por atletas de diferentes modalidades esportivas e não-atletas através de registro verbal e motor (ação visualmente dirigida)

Hellé Nice Terrível José Aparecido Da Silva

2005

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Terrvel, Hell Nice )(Acessar)

  • Título:
    Julgamento de distâncias por atletas de diferentes modalidades esportivas e não-atletas através de registro verbal e motor (ação visualmente dirigida)
  • Autor: Hellé Nice Terrível
  • José Aparecido Da Silva
  • Assuntos: PERCEPÇÃO VISUAL; PSICOFÍSICA; PSICOLOGIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo verificou a percepção de distância egocêntrica através de métodos de registro verbal e registro motor visualmente dirigido, sendo que para o registro motor, foram utilizados três tipos de ação física: Locomoção, Lançamento (bola de areia de aproximadamente 200 g) pôr cima e pôr baixo de duas amostras: 12 atletas e de 12 não-atletas da cidade de Ribeirão Preto/SP, com o objetivo de analisar se os resultados obtidos confirmavam as afirmações realizadas em estudos anteriores, sobre o comprometimento da acurácia dos julgamentos motores de distâncias egocêntricas pelas variáveis "tempo de atraso" na realização da tarefa proposta ou "aumento da distância" física proposta. Submetemos os dados obtidos a uma análise estatística descritiva, ANOVA e correlação de Pearson, que indicaram não haver diferença significativa entre as variáveis envolvidas. Também submetemos os dados a Função Potência descrita por uma equação exponencial, com o objetivo de obter os expoentes para as variáveis testadas. Nossos resultados indicaram que nos julgamentos verbais as amostras superestimaram as distâncias e, nos julgamentos motores de distâncias egocêntricas através de locomoção, lançamento pôr cima e lançamento pôr baixo visualmente dirigido, a acurácia não se compromete pelo "tempo de atraso" na realização da tarefa e nem pelo "aumento da distância" física proposta. No entanto, observamos que os desvios padrão dos grupos aumentam consideravelmente com o "aumento da distância"
    física, gerando, uma pequena diferença de julgamento entre os grupos, apenas de forma visual (gráfica). Nossos dados indicaram que os julgamentos de distância se comprometem mais pelas amostras do .que pelas outras variáveis. O grupo de atletas mostra uma performance otimizada em relação ao grupo de não-atletas. Embora a diferença apresentada seja discreta, podemos hipotetizar que a prática de atividade desportiva ou física, pode potencializar a ... performance da percepção visual de distância, bem como, as relações espaço-temporal dos indivíduos, colaborando nos processos perceptuais proprioceptivos. Constatamos que, provavelmente, ocorre a formulação de um programa motor para execução da atividade proposta através de feedback adquirido durante a visualização prévia do alvo e que este programa é confiável independente do "tempo de atraso" na realização de tarefas motoras. Os participantes aparentemente, respaldam seus julgamentos em um complexo programa visuo-neural adaptativo as variáveis impostas pêlos métodos propostos
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 126 p..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.