skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A intertextualidade no processo criativo de duas composições
Rodolfo Coelho de Souza
2006
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t781.61 S729i e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A intertextualidade no processo criativo de duas composições
Autor:
Rodolfo Coelho de Souza
Assuntos:
COMPOSIÇÃO MUSICAL
;
CRIAÇÃO LITERÁRIA
;
CRIAÇÃO ARTÍSTICA
;
A máquina do mundo (Peça musical)
;
Quatro cantigas del Rey D. Dinis (Peça musical)
;
COMPOSITORES -- SÉCULO 21 -- BRASIL
Notas:
Tese (Livre Docência) ; Bibliografia
Notas Locais:
Acompanham CDs que se encontram na Seção de Multimeios - CD1845, CD1846
Descrição:
Este trabalho aborda o problema das relações intertextuais entre duas obras do próprio autor e peças do repertório que influenciaram seu processo composicional. Analisa-se em A Máquina do Mundo, para coro misto a cappella e sons eletrônicos, escrita sobre trechos do poema homônimo de Haroldo de Campos, sua relação intertextual com peças de Verdi, Ligeti, Nepomuceno e Josquin Deprez. No caso das Quatro Cantigas dei Rey D. Dinis, para soprano, orquestra de cordas, 2 oboés e 2 trompas, estuda-se a relação intertextual da obra com outras de Purcell, Bellini, Schubert, Nepomuceno e Wolf. Essas análises apoiam-se nas teorias de intertextualidade de Bloom, Kristeva, Jakobson e Barthes. As considerações sobre a ética da interpretação do texto e a estética pós-moderna fundamentam-se nos trabalhos de Lopes, Bakhtin, Jameson e Altman. Salienta-se ainda a relevância do conceito de parataxe, desenvolvido por Teixeira Coelho, no estudo da estrutura narrativa pós-moderna de A Máquina do Mundo
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
98 p anexos + 1 memorial + CD-ROM.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript