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A intertextualidade no processo criativo de duas composições

Rodolfo Coelho de Souza

2006

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t781.61 S729i e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A intertextualidade no processo criativo de duas composições
  • Autor: Rodolfo Coelho de Souza
  • Assuntos: COMPOSIÇÃO MUSICAL; CRIAÇÃO LITERÁRIA; CRIAÇÃO ARTÍSTICA; A máquina do mundo (Peça musical); Quatro cantigas del Rey D. Dinis (Peça musical); COMPOSITORES -- SÉCULO 21 -- BRASIL
  • Notas: Tese (Livre Docência) ; Bibliografia
  • Notas Locais: Acompanham CDs que se encontram na Seção de Multimeios - CD1845, CD1846
  • Descrição: Este trabalho aborda o problema das relações intertextuais entre duas obras do próprio autor e peças do repertório que influenciaram seu processo composicional. Analisa-se em A Máquina do Mundo, para coro misto a cappella e sons eletrônicos, escrita sobre trechos do poema homônimo de Haroldo de Campos, sua relação intertextual com peças de Verdi, Ligeti, Nepomuceno e Josquin Deprez. No caso das Quatro Cantigas dei Rey D. Dinis, para soprano, orquestra de cordas, 2 oboés e 2 trompas, estuda-se a relação intertextual da obra com outras de Purcell, Bellini, Schubert, Nepomuceno e Wolf. Essas análises apoiam-se nas teorias de intertextualidade de Bloom, Kristeva, Jakobson e Barthes. As considerações sobre a ética da interpretação do texto e a estética pós-moderna fundamentam-se nos trabalhos de Lopes, Bakhtin, Jameson e Altman. Salienta-se ainda a relevância do conceito de parataxe, desenvolvido por Teixeira Coelho, no estudo da estrutura narrativa pós-moderna de A Máquina do Mundo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 98 p anexos + 1 memorial + CD-ROM.
  • Idioma: Português

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