skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Corpo, sujeito e interação na aprendizagem de uma língua estrangeira

Rodrigues, Daniel Araújo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2008-04-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Corpo, sujeito e interação na aprendizagem de uma língua estrangeira
  • Autor: Rodrigues, Daniel Araújo
  • Orientador: Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
  • Assuntos: Aprendizagem De Língua Estrangeira; Corpo; Interação; Sujeito; Body; Foreign Language Learning; Interaction; Subject
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Língua e Literatura francesa
  • Descrição: Este trabalho se insere na tendência transdisciplinar que vem marcando as pesquisas em lingüística aplicada nos últimos anos. Ele tem como principal objetivo inserir o corpo nos debates sobre interação e aprendizagem de línguas estrangeiras. A relação do sujeito com o corpo, sua constituição pela interação são também parte deste estudo. Em um primeiro momento, procuramos refletir sobre o lugar que o corpo ocupa na história, sua importância nos dias de hoje e sua inclusão nos estudos discursivos, o corpo formatado pelo o outro, não apenas em língua materna, mas também em língua estrangeira. No segundo capítulo trabalhamos com a idéia de alteridade corporal em língua estrangeira junto com alguns conceitos da Análise do Discurso, como a noção de sujeito descentrado, formações discursivas, o interdiscurso, tudo isto associado ao corpo na interação. Na terceira parte procuramos inserir o estudo do corpo no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira dentro do campo de pesquisas que versam sobre a complexidade. Em seguida apresentamos a noção de intercorpo que procura mostrar que aprender uma língua estrangeira é estranhar o corpo da língua materna, penetrando sensorialmente no corpo da outra língua. Por fim, no ultimo capítulo, expomos nossas reflexões sobre as implicações didáticas do corpo na aprendizagem de uma língua estrangeira. Apresentamos ainda uma proposta de aprendizagem de uma língua estrangeira partindo da experiência de Berltolt Brecht com a peça didática como modelo de aprendizagem. Procuramos, através desta experiência, esboçar um plano de atividades centradas na participação do corpo no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Acreditamos que o trabalho apresentado nesta dissertação será útil tanto aos formadores quanto aos professores de língua estrangeira, pois ele permite descrever alguns parâmetros importantes de uma situação de aprendizagem, apontando em particular, a constituição do sujeito e sua relação com o corpo na interação. Nós esperamos que o professor encontre neste trabalho a possibilidade de melhor compreender a interação em sala de aula em função da relação do aluno com o espaço, com o outro e com o papel do corpo na produção discursiva.
  • DOI: 10.11606/D.8.2008.tde-30072008-114501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2008-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.