skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Perspectiva arquetípica e holística em educação ambiental: fundamento, vivência e prática

Matsushima, Kazue

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 1992-05-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Perspectiva arquetípica e holística em educação ambiental: fundamento, vivência e prática
  • Autor: Matsushima, Kazue
  • Orientador: Forghieri, Yolanda Cintrao
  • Assuntos: Arquétipos; Ecologia; Educação Ambiental; Not Informed
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Partindo da teoria da existência, da tendência humana a cisão das partes com dificuldade de reintegração a unidade em função dos motivos arcaicos usados nesta recondução, constata existir estreita relação entre os problemas humanos e os distúrbios causados a natureza. Considera que em torno dessas tendências reside a questão fundamental do homem moderno e, portanto, da civilização e do ambiente. Procura compreender essas questões, que se revelam no decorrer da pratica de ensino da educação ambiental e que conduz a formulação de uma visão de mundo e de educação ambiental de caráter arquetípico e holístico. Elabora sistema de trabalho teórico-filosófico e pratico-vivencial de educação ambiental composto por tarefa preliminar (criação de ambientes e relacionamentos assentados na confiança e não no autoritarismo e poder) e 4 dinâmicas de trabalho: compreensão de dados básicos de ecologia e formulação de uma concepção de educação ambiental; atividades de aquecimento e percepção sensorial, corporal e ambiental; atividades de conhecimento, expressão e transformação do meio; trabalhos individuais, depoimentos e sínteses das ideias essenciais vivenciadas ou apreendidas. Conclui que a finalidade desse trabalho e tocar e inocular a compreensão e a possibilidade de reprodução da ideia a ele subjacente, como inicio de um processo que se desenvolvera por toda a existência
  • DOI: 10.11606/T.47.2020.tde-06022020-180533
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 1992-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.