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Etologia aplicada ao enriquecimento ambiental para macacos-prego (Sapajus spp.) semi-cativos

Rodrigues, Bruna

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2014-11-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Etologia aplicada ao enriquecimento ambiental para macacos-prego (Sapajus spp.) semi-cativos
  • Autor: Rodrigues, Bruna
  • Orientador: Resende, Briseida Dogo de
  • Assuntos: Quebra De Coco; Macaco-Prego; Etologia Aplicada; Estresse Psicossocial; Enriquecimento Ambiental; Environmental Enrichment; Capuchin Monkey; Nutcracking; Psychosocial Stress; Applied Ethology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Atualmente há uma grande preocupação ética em promover o bem-estar de animais cativos e semi-cativos. Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é aplicar técnicas de enriquecimento ambiental. Para avaliar sua eficácia, a abordagem da etologia se encaixa ao utilizarmos estímulos ambientais e analisarmos as mudanças comportamentais causadas por eles, correlacionando com possíveis funções adaptativas. Este trabalho analisou a influência de um método de enriquecimento ambiental sequencial e cumulativo no comportamento de 27 indivíduos de um grupo de macacos-prego (Sapajus sp) semi-cativos no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo. O fornecimento de pedras e de cocos para a tarefa de quebra de coco foi utilizado como enriquecimento cognitivo-alimentar e redes em suspensão foram utilizadas como enriquecimento físico. O delineamento experimental foi composto por quatro condições: 1) Linha de Base, observações feitas antes da introdução do enriquecimento; 2) Enriquecimento com cocos Protocolo I, os cocos eram fornecidos em apenas um sítio de quebra; 3) Enriquecimento com cocos Protocolo II, os cocos eram distribuídos igualmente em três sítios de quebra; e 4) Enriquecimento Físico, duas redes foram colocadas em clareiras da ilha, além do fornecimento de cocos em três sítios. O registro dos comportamentos foi feito pelos métodos Varredura Focal e Todas as Ocorrências. Os machos adultos subordinados foram os únicos indivíduos do grupo que apresentaram comportamentos anormais, devido ao maior estresse psicossocial que sofrem na hierarquia do grupo. A frequência de comportamentos anormais foi alterada, especialmente na condição Enriquecimento Físico, quando houve diminuição drástica desses comportamentos. A introdução das redes ofereceu refúgio e evitação de conflitos, aumentando a sensação de controle do ambiente. Além disso, alguns desses indivíduos tiveram um aumento da proximidade espacial e de interações afiliativas com outros subordinados, o que seria uma estratégia adaptativa adotada para reduzir o estresse. Houve aumento das taxas de comportamentos agonísticos no grupo ao introduzirmos o enriquecimento cognitivo-alimentar. O aumento da competição direta intragrupo já era esperado devido às características do enriquecimento oferecido e essa alteração comportamental do grupo pode ser considerada típica em primatas de vida livre. Não houve aumento significativo das taxas de catação e de brincadeira social em nenhuma condição. Houve alteração significativa da coesão grupal apenas na condição Enriquecimento Físico, onde obtivemos as maiores medidas de distância interindividual e a formação de novas relações de proximidade no grupo. O aparecimento de novas díades envolvidas em catação e a diminuição do tamanho do grupo devido à alta mortalidade explicam o aumento da coesão grupal observado nessa condição. A introdução de redes em estratos superiores eliciou menor terrestrialidade, havendo um aumento significativo da frequência do uso de substratos Acima de 1,5m em detrimento do uso de substratos ao nível do solo na condição Enriquecimento Físico, demonstrando uma preferência por substratos acima do solo pelos animais desse grupo. A técnica de enriquecimento empregada se justifica por ser um elemento novo na rotina desses animais que fez com que empregassem seu tempo, esforço e capacidade cognitiva e interagissem socialmente
  • DOI: 10.11606/D.47.2014.tde-05032015-152804
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2014-11-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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